IAP interdita trilhos e terminal da Ferroeste
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de abril de 2005
Guilherme Gouveia<br> Reportagem Local 
Cascavel Mais de 100 vagões continuavam parados ontem à tarde no pátio da estação ferroviária de Cascavel. Na sexta-feira, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) decidiu interditar o terminal e mais 248 quilômetros de trilhos da Ferroeste, administrados pelo Consórcio Ferropar. O motivo foi a falta de licença ambiental e o descumprimento do Plano de Controle Ambiental (PCA).
O trecho liga Cascavel a Guarapuava. O terminal está sem receber cargas de exportação e importação há pelo menos três dias.
Com a interdição, a empresa fica impedida de usar a linha férrea para fazer o escoamento de safra para o Porto de Paranaguá. O transporte de grãos, desde sábado, vem sendo realizado pela malha viária do Estado. A Ferropar, que assumiu a exploração do trecho em 1997, já foi multada em R$ 6 milhões em janeiro desse ano pelos mesmos problemas ambientais, de acordo com a chefe regional do IAP em Cascavel, Marlise da Cruz.
''Desde que a empresa assumiu o serviço não fez investimentos na área ambiental. No local, principalmente perto do pátio, pode-se ver problemas como a falta de grama e mudas, além da ausência de rede coletora de água'', ponderou Marlise. Segundo ela, os buracos provocados pela erosão podem chegar a seis metros de profundidade. ''Eles podem recorrer, a multa também pode ser reduzida, desde que a companhia se comprometa a corrigir os danos ambientais''.
Em nota oficial, a Ferropar alegou que os problemas foram contraídos durante uma administração passada. O texto diz ainda que os responsáveis foram destituídos dos cargos. A atual diretoria ''acompanhará as ações do IAP, envidando esforços no sentido de liberar o terminal o mais brevemente possível'', prossegue a nota.


