IAP faz vistorias em indústrias da região
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de setembro de 2003
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
A regional de Londrina do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) intensificou esta semana o trabalho junto a indústrias da região. As vistorias foram iniciadas na terça-feira nas indústrias moveleiras de Arapongas - à pedido da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente -, onde 26 das 34 empresas visitadas foram autuadas e multadas pelos fiscais. Ontem, a fiscalização foi feita em indústrias de Londrina, Cambé e Rolândia.
Segundo o chefe regional do IAP, Ney Paulo, as autuações em Arapongas somaram R$ 44 mil, mas as empresas têm 20 dias para apresentar recurso. Os principais problemas detectados pelas equipes de fiscais foram a falta de licenciamento ambiental e a destinação inadequada dos resíduos produzidos, como por exemplo a queima de madeira a céu aberto.
Em Londrina, Cambé e Rolândia, boa parte das vistorias foi realizada ontem mas o trabalho continua hoje. Nestes municípios, as empresas visitadas foram definidas pelo próprio IAP. ''Essas operações vão continuar'', avisou o chefe regional do IAP. O resultado da operação será divulgado hoje pela chefia regional do órgão ambiental do Estado.
''A maioria das empresas mais antigas não tem uma preocupação ambiental'', destacou Ney Paulo, lembrando que a preservação do meio ambiente entrou na ordem do dia há pouco tempo. Ele destacou que toda empresa que gera resíduos, sólidos ou líquidos, precisa do licenciamento ambiental para produzir.
A assessoria de imprensa do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) informou ontem que nenhuma das empresas autuadas estava filiada à entidade. Segundo o presidente do Sima, Silvio Luiz Pinetti, ''faltou visão empresarial a estas empresas''. Ele destacou que a partir dessas autuações, muitas empresas deverão se associar ao sindicato para poder beneficiar seus resíduos na usina de reciclagem criada em outubro de 2001.
Diariamente, a usina processa 170 toneladas de madeira, ferragem, tintas, papel e papelão, atendendo a 96 empresas. Esse número corresponde a 65% das indústrias e a 85% da capacidade econômica das empresas do município. A usina, garante o Sima, ainda tem capacidade ociosa e está preparada para abranger a todas as indústrias do segmento em Arapongas.


