Arquivo FolhaO controle de embarque para a ilha sofrerá reformulação, diz IAPOs turistas que forem até a Ilha do Mel passarão a pagar uma taxa de visitação, provavelmente a partir de março. A novidade consta de um decreto já elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que ainda não definiu o valor a ser cobrado. O decreto também institui uma taxa anual sobre as edificações existentes na ilha.
O decreto, que vai atualizar as normas de regularização fundiária, edificações e fiscalização na Ilha do Mel, foi discutido quarta-feira numa reunião em Curitiba, com a participação do presidente do IAP, José Antônio Andreguetto, e de representantes da comunidade da ilha.
Segundo Andreguetto, o dinheiro arrecado com as duas taxas será colocado numa conta específica e integralmente aplicado na Ilha do Mel, em áreas como saneamento, educação, saúde e conservação da reserva. A aplicação dos recursos ficará condicionada a aprovação por um conselho de gestão.
O decreto também permitirá ao IAP alterar critérios para edificações e permitir a regularização das já existentes. No mês passado, duas pessoas foram presas na ilha por erguer construções irregulares. ‘‘A ação do IAP foi muito agressiva e, durante a reunião, conseguimos acertar uma trégua, até a publicação do decreto’’, disse Fernando Mattos, secretário da Associação dos Nativos de Encantadas, uma das comunidades da Ilha do Mel.
Durante a reunião os comerciantes também reclamaram da decisão do IAP de limitar o ingresso da turistas na Ilha do Mel a cinco mil. Durante o Carnaval, a entrada chegou a ser fechada por alguns minutos e retomada depois de um protesto de comerciantes e barqueiros.
O presidente do IAP admitiu que houve falha no sistema de controle de entrada e saída e prometeu ajustes. Segundo ele, o número-limite de turistas também poderá ser reavaliado.

mockup