Adriana De Cunto
De Londrina
Uma equipe do Instituto de Aviação Civil (IAC) está em Londrina para vistoriar a área planejada pela prefeitura para a construção de um novo aeroporto. O terreno fica próximo ao Patrimônio Espírito Santo, na zona sul da cidade. Ontem, no início da tarde, o grupo esteve visitando o local após uma reunião com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), arquiteto João Baptista Bortolotti. Eles permanecem até sexta-feira na cidade verificando se a área é adequada para a construção de um aeroporto internacional. Se o local for aprovado, a obra está prevista para começar em 2006.
O grupo é formado por cinco técnicos do IAC, um representante do 5º Comando Aéreo Regional (com sede em Canoas, Rio Grande do Sul) e do chefe do Departamento Hidroaeroferroviário da Secretaria Estadual de Transporte, Germano Valença. O IAC é um órgão do Departamento de Aviação Civil (DAC).
Bortolotti explicou que a equipe deve decidir pela aprovação ou não da área ainda esta semana. Se aprovada, a prefeitura começa imediatamente a tomar medidas para preservá-la. Isso porque um dos critérios analisados pelos técnicos é que os terrenos ao redor da cabeceira da pista devem ser livres de construções. A área tem aproximadamente 248 alqueires.
Os outros principais critérios, segundo Germano Valença, são a localização do aeroporto – paralela à cidade para facilitar operações de pouso e decolagem; análise da predominância dos ventos e da topografia do terreno; boas condições de acesso. Além disso, será feito um estudo sócio-econômico de toda a região para uma previsão de demanda.
Se a área for aprovada, Valença explicou que os técnicos do IAC e do governo estadual vão partir para a execução do plano diretor do novo aeroporto, trabalho que deve durar aproximadamente um ano. A próxima etapa é a execução do projeto arquitetônico. Se o local não for aprovado pelo grupo, a prefeitura terá que partir para a definição de um novo terreno, comentou o chefe do Departamento Hidroaeroferroviário.
Germano Valença lembrou também que uma das preocupações com a construção de um novo aeroporto em Londrina é atender ao transporte de cargas.
O diretor-presidente do Ippul adiantou que durante a reunião de ontem à tarde, em que os técnicos do IAC analisaram os mapas do terreno, houve uma boa receptividade do grupo, que consideraram um ponto bastante favorável ele ser paralelo à cidade. Outro aspecto positivo, conforme Bortolotti, é a localização que facilita o acesso para as pessoas que vêm de Apucarana, Arapongas, Rolândia e Cambé.
Bortolotti disse que não há ainda previsão de quanto custará a obra, mas revelou que a verba já está prevista no plano plurianual do governo federal. Ele explicou que o atual aeroporto, mesmo após reforma do terminal de passageiros, terá capacidade de atender a cidade e região apenas até 2006. Mas o diretor-presidente frisou que continuará operando depois do término do novo aeroporto, só que as grandes aeronaves irão para o internacional.Equipe anuncia nesta semana se terreno na zona sul poderá abrigar aeroporto internacional; construção é prevista para 2006
Dorico da SilvaVERIFICAÇÃOTécnicos do Instituto de Aviação Civil, da Secretaria Estadual de Transporte e Ippul no terreno: obra com verba federal