A equipe do Hospital Veterinário da UniFil, de Londrina, está tratando de três filhotes de onça parda resgatados pela Força Verde numa propriedade rural em Andirá, no Norte Pioneiro. Os animais chegaram no dia 6 de novembro e desde então recebem cuidados intensivos de alimentação, controle de temperatura e estimulação para funcionamento normal do organismo. A evolução da saúde dos animais é boa.

Imagem ilustrativa da imagem HV trata  de três filhotes de onça parda resgatados  em Andirá
| Foto: Divulgação- HV da Unifil

Os filhotes chamados de Baruk, Baquera e Banjo são alimentados por mamadeira, ingerindo leite específico de felinos com suplementação e suporte de medicamentos. Os três machos têm aproximadamente 30 dias de vida e permanecem num recinto espaçoso, na área de tratamento de animais silvestres do HV da UniFil. Como ainda se encontram na fase crítica de sobrevivência, é necessário evitar contato excessivo.

"Existe risco de contaminação por vírus e bactérias que podem transmitir doenças. As três onças são bebês e exigem atenção para minimizar riscos", explica a médica-veterinária e professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil. A previsão é de ficarem em cuidados permanentes até pelo menos os cinco meses. "A partir dessa idade poderemos avaliar as condições de saúde e capacidade de viverem em local indicado pelo Instituto Água e Terra (IAT)", diz.

LEIA TAMBÉM:

= Gatos do mato e macaco-prego são resgatados e reabilitados em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem HV trata  de três filhotes de onça parda resgatados  em Andirá
| Foto: Divulgação- HV da Unifil

Os três filhotes estavam numa lavoura e foram encontrados por funcionários da propriedade no momento da colheita. Informações indicam que a mãe desapareceu. (Com Informações do HV da Unifil)