Imagem ilustrativa da imagem HV da UniFil é reconhecido como centro de apoio à fauna
| Foto: Pedro Marconi - 18/09/2020

O HV (Hospital Veterinário) da UniFil agora é oficialmente um centro de apoio à fauna silvestre, único credenciado na região de Londrina pelo IA T (Instituto Água e Terra) e Governo do Paraná. Com isso, vai ampliar o atendimento e a reabilitação de animais vítimas de tráfico, comércio ilegal, maus tratos, cativeiro irregular e abandono.

De acordo com a instituição, a parceria fortalece o trabalho realizado há seis anos pelo hospital, que é referência regional para acolhimento de animais resgatados pelo IAT, Força Verde e secretaria Ambiente. O HV já atendeu mais de 3.000 animais silvestres e exóticos desde 2015, numa média de 500 por ano.

“Haverá controle unificado de entrada e saída de animais, atendimentos e procedimentos realizados, onde foram soltos após a reabilitação, motivo de resgate das espécies e muito mais dados que darão um panorama melhor da fauna no Paraná”, destacou a coordenadora do hospital, Mariana Cosenza. O centro de apoio vai acolher animais de outras regiões do Estado e estará interligado a um sistema de catalogação de informações sobre a fauna silvestre.

O hospital tem equipamentos modernos de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais, modernos centros cirúrgicos, profissionais especializados, suporte de alunos do curso de medicina veterinária e atendimentos em ortopedia, anestesia, cardiologia, oftalmologia e outras especialidades. “Temos experiência no tratamento, cuidados especiais e nutrição de aves, mamíferos, primatas e outras espécies”, elencou.