O Governo do Paraná anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), a destinação de R$ 3,79 milhão para a ampliação e melhoria da infraestrutura da nova maternidade do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina). A unidade, também chamada de Hospital da Criança e da Mulher, será especializada em atendimentos de alto risco.

O anúncio do repasse foi realizado no HU. Também haverá um aporte mensal de R$ 1,36 milhão para contratação e custeio de profissionais de saúde especializados, como médicos e enfermeiros. Após as adequações, a nova maternidade do HU vai contar com mais 39 leitos para procedimentos obstétricos e neonatal, ampliando a capacidade total para 88 leitos. A modernização também prevê a instalação de duas salas operatórias.

A nova maternidade do HU será alocada no prédio utilizado como hospital de campanha para o atendimento de pacientes com Covid-19 durante a pandemia. Com o objetivo de reduzir a morbidade materno-infantil e fetal, a instituição será responsável pelo atendimento, principalmente, de gestantes que precisarão passar por partos de alto risco. A diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó, afirma que os recursos serão essenciais para a população da macrorregional de Londrina, que abrange 21 municípios.

"A maternidade do HU é um presente para a população e para os profissionais que batalham todos os dias atendendo mulheres na sua mais plena condição, mulheres gestantes, mulheres que perdem seus filhos e, em sua dor, procuram no Hospital Universitário a dignidade, o acolhimento, o amor, o abraço e uma solução", afirma.

Segundo Feijó, as obras da maternidade do HU já foram iniciadas e irão levar, em média, de 60 a 90 dias para serem entregues. "Estamos trabalhando todos os dias com nossa equipe multiprofissional para que possamos, o mais breve possível, fazer a entrega real desse espaço para a população."

A reitora da UEL, Marta Favaro, além de enfatizar a importância dos recursos, disse que a ação do Estado foi tomada em benefício da população e irá impactar a vida de milhares de pessoas. "Nosso HU e nossa maternidade continuarão a ser a potência que acolhe, que respeita a vida e que tenta fazer o melhor. Agradeço, também, aos estudantes e, principalmente, aos professores e agentes, que fazem tudo acontecer com cuidado", reitera.

DESAFOGAR OUTRAS MATERNIDADES

De acordo com Beto Preto, os recursos já estão liberados para a maternidade do HU e o processo, que envolve projeto, licitação e construção do espaço, já dura mais de 10 anos. "Quando começamos o governo, o momento era de rechear o prédio com equipamentos e ainda discutíamos para o que seria usado. E aí chegou a pandemia, então optamos por usar para o atendimento dos pacientes com Covid-19, já que não tivemos hospitais de lona", explica. Os equipamentos usados no atendimento à pandemia, como respiradores, serão realocados em outras unidades do HU.

O número de leitos de pronto-socorro obstétrico vai aumentar de 6 para 10 leitos. As vagas de enfermaria vão aumentar 76%, chegando a 30 leitos. A UTI neonatal vai dobrar de tamanho, chegando a 20 leitos, e as vagas de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal vão passar de 10 para 15 leitos. Ao todo, a nova unidade tem 4 mil metros quadrados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, a nova unidade vai desafogar as outras maternidades da região. “É um momento muito aguardado. Nós vamos qualificar a assistência materno-infantil, desafogando o sistema como um todo”, afirmou. O prefeito Marcelo Belinati também esteve presente.

REFERÊNCIA

O HU é o único hospital público de grande porte na região Norte do Paraná, sendo considerado um centro de referência para o SUS ( Sistema Único de Saúde). O hospital também é uma ponte entre acadêmicos da área de saúde e o mercado de trabalho.

O HU está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UEL e, como hospital-escola, tem papel fundamental na prática do Ensino, Pesquisa e Extensão, servindo ainda como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, além de programas de estágio em outras áreas, como Administração e Serviço Social.

ESTADO ATRATIVO

O governador em exercício, Darci Piana, que participou da cerimônia, destacou que investimentos como o da maternidade do HU são essenciais para atrair investimentos. Segundo Piana, as universidades estaduais são fundamentais nesse processo, já que são responsáveis não somente pelo ensino, mas também pelas atividades de pesquisa e de extensão.

"Tem muita gente que critica as universidades estaduais e questionam os recursos do orçamento do Estado que destinamos a elas. Fazemos os investimentos para ter resultados como esse e não estaríamos aqui hoje se não fosse a UEL. É com muito orgulho que estamos aqui para agradecer os profissionais e professores por tudo que fazem pelo nosso estado e pela saúde", ressalta.

NOVO POSTO DO HEMOCENTRO

O secretário de Estado da Saúde anunciou, também, a inauguração de um novo posto de coleta do Hemocentro do HU, que estará localizado na rua Prefeito Hugo Cabral, na região central de Londrina. Beto Preto disse, ainda, que o Governo do Estado pretende fazer a reforma, a ampliação e o investimento em novos equipamentos para o Hemocentro. (Com Agência Estadual de Notícias)