Cascavel - Uma inspeção de rotina das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal detectou uma série de irregularidades no Hospital Universitário de Cascavel (HU). Os problemas apareceram durante a avaliação dos técnicos para renovar a licença sanitária. O relatório que apontou as irregularidades foi encaminhado à reitoria da Unioeste para que os problemas sejam solucionados.
Entre os problemas detectados, está a existência de remédios vencidos juntos com outros medicamentos usados para o tratamento de pacientes. A central de esterilização de materiais também está irregular, pois está em construção, mas não segue as normas determinadas pela saúde. O local não poderia estar sendo utilizado enquanto não acabar as reformas. A esterilização de materiais não pode acontecer no meio das obras porque corre o risco de contaminação de instrumentos cirúrgicos e materiais de procedimentos.
A secretária municipal de Sa© úde, Lilimar Mori, confirmou que um relatório com as irregularidades foi elaborado e estipulado um prazo para o hospital se adequar às normas. Ela informou que técnicos da Vigilância Sanitária concederam um prazo de 24 horas para o hospital apresentar o local onde os materiais estão sendo esterilizados.
Questionada sobre a possibilidade do HU perder a licença sanitária, Lilimar explicou que se o HU ‘‘insistir no erro não recebe a licença’’. Ela atribuiu as irregularidades ao processo de reorganização que a instituição está passando desde que foi transformada de hospital regional para universitário.
O diretor do HU, José Fernando Carvalho Martins, garantiu que o hospital está tomando todas as providências necessárias para regularizar a situação. Segundo ele, a Vigilância Sanitária concedeu um prazo de 90 dias para que todos medicamentos sejam renovados. ‘‘Os remédios vencidos podem ter sido trazidos pelos alunos ou pelos próprios pacientes. Precisamos apurar isso’’, completou.
Sobre as denúncias de irregularidades no processo de esterilização dos materiais, José Fernando garantiu que tudo está sendo feito corretamente, e que a central está isolada da construção.

mockup