O comando de greve dos servidores e funcionários da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou ontem que a partir da próxima segunda-feira o atendimento eletivo do Hospital Universitário vai ser paralisado. ‘‘Tomamos a decisão hoje (ontem), e vamos parar só daqui 72 horas para alertar as autoridades’’, explicou Magda Félix, do comando de greve. A partir de segunda serão atendidos apenas os casos de urgência e emergência, e os pacientes em tratamento ou com cirurgia em oncologia.
O HU vai também manter o atendimento das UTIs adulto e neonatal. São quatro leitos adultos e seis para bebês, que continuam sendo oferecidos também através da central de reservas do SUS. Os 52 leitos para internação serão retirados da central e vão atender exclusivamente os casos encaminhados pela urgência e emergência do próprio HU. O Hemocentro regional mantêm o funcionamento, para não prejudicar os demais hospitais.
O ambulatório que atende a comunidade universitária vai parar por completo e o Banco de Leite Humano, que funciona dentro do HU, vai continuar a coleta mas atender apenas as crianças internadas na UTI. Na quarta-feira, os funcionários do HU e o comando de greve realizam a primeira reunião para avaliar o impacto da paralisação.

mockup