Nesta terça-feira (6), o HU (Hospital Universitário) de Londrina emitiu nota informando que 75 pacientes aguardam uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto no hospital. O número é maior que o de pessoas internadas nas UTIs adulto exclusivas para Covid-19, onde estão 73 pessoas hospitalizadas quando a capacidade instalada é para 66 pacientes.

Imagem ilustrativa da imagem HU de Londrina tem mais pacientes na fila do que internados na UTI Covid-19
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA

O documento explica que o HU mantém na sua totalidade todos os leitos exclusivos em operação, além dos 66 na UTI adulto, também estão em operação 96 leitos de enfermaria e 14 de UTI pediátrica. Mesmo com a instalação, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto está em 111%, a enfermaria está 95% ocupada e 14% dos leitos da UTI pediátrica estão preenchidos.

A direção do hospital emite nota diariamente informando a situação de ocupação do hospital e alerta que, pela superlotação, há pacientes de Covid internados em leitos de UTI e enfermaria não exclusivos, o que pode comprometer a capacidade técnica do hospital em receber a demanda da rede de urgência e Emergência.

Por conta disso, a direção também pede para que a população não procure o atendimento direto no Pronto Socorro do hospital, que está recebendo apenas aqueles pacientes que vieram por meio de fluxo organizado e regulado pelos organismos competentes.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'.
Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.