A direção do Hospital Universitário de Londrina realizará uma reunião nesta segunda-feira (15) para discutir a suspensão das visitas na unidade de saúde. "Essa decisão foi temporária e estratégica para que o hospital evite possíveis surtos e interdições nas unidades de atendimento e internação", explicou a superintendente do HU, Vivian Feijó.

Medida é temporária; objetivo principal é proteger os doentes internados e os servidores, reduzindo aglomerações e contatos
Medida é temporária; objetivo principal é proteger os doentes internados e os servidores, reduzindo aglomerações e contatos | Foto: Sergio Ranalli - Grupo Folha

O aumento no número de casos do coronavírus em Londrina e o risco de contaminação intra e extra hospitalar levaram o HU a decretar a suspensão da visitação desde a última sexta-feira (12). A proibição está prevista para durar 15 dias na unidade que é referência no atendimento e tratamento da doença.

A superintendente ressaltou que já há restrição de visitas a familiares de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 desde o momento da internação e que a preocupação é evitar o contágio dos pacientes internados e também da equipe de trabalho, já que algum visitante pode ser portador da doença, mesmo assintomático.

"O objetivo principal é proteger os doentes internados e colaboradores minimizando aglomerações e contato", frisou Feijó. "Esperamos em breve retornar a normalidade pois entendemos que a presença do familiar é componente essencial para breve recuperação dos pacientes e acompanhamento do processo de internação".

Outros hospitais da cidade - Evangélico, Santa Casa e Hospital do Câncer - já tomam medidas de restrição há algum tempo para evitar o contágio da Covid-19 entre os pacientes e equipes médicas.

Imagem ilustrativa da imagem HU de Londrina realiza reunião nesta segunda para discutir suspensão de visitas
| Foto: Folha Arte

HCL

O Hospital do Câncer de Londrina foi o primeiro a suspender as visitas logo no início da pandemia. A medida foi tomada quase de imediato em razão dos pacientes em tratamento de câncer estarem entre os grupos de risco da Covid-19.

Desde o dia 31 de março é permitida a presença de apenas um acompanhante durante a internação, procedimentos cirúrgicos e atendimentos ambulatoriais (quimioterapia, radioterapia, consultas e exames) somente para pacientes idosos, acima de 60 anos, e crianças e adolescentes, menores de 18 anos.

Evangélico

O Hospital Evangélico suspendeu todas as visitas aos pacientes internados no dia 29 de maio. A única exceção é para pais que têm filhos nos leitos de UTI/UTI Neo. De acordo com o hospital, é permitida a permanência de acompanhante somente para menores de 18 anos, maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com deficiências com troca de acompanhante a cada 12 horas.

A atualização do quadro clínico dos pacientes de internação está no disponível pelo fone 3378-1377 de segunda a sexta-feira das 13h às 17h. Em relação aos pacientes internados em UTI, a atualização do quadro será feita diretamente entre o médico responsável e a família todos os dias entre 8h e 12h.

Santa Casa

A Santa Casa de Londrina também restringiu a visitação na unidade, com definições diferentes entre os pacientes que estão nos quartos e aqueles que estão na UTI. Há normas específicas ainda para visitas no Hospital MaterDei e Infantil, que são administrados pela mesma instituição.

No mês passado, a Santa Casa chegou a fechar o pronto-socorro após um surto da Covid-19 atingir o hospital. Na oportunidade, 95 funcionários foram afastados com suspeita do coronavírus, depois que um paciente que teve o diagnóstico da doença confirmado foi atendido no PS.

Hospital do Coração

O Hospital do Coração de Londrina restringiu a entrada de visitantes nas suas duas unidades para pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva. Nos apartamentos, menores de 18 anos e maiores de 60 podem ficar com um acompanhante. O hospital informou que tem estrutura para isolar as alas com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 para garantir a segurança dos demais pacientes e da equipe de funcionários.

No fim de maio a prefeitura oficializou, junto ao Hospital do Coração, a contratação de 50 leitos de UTI para atendimento a pacientes de Londrina, com disponibilidade exclusiva para casos do novo coronavírus.