Hotéis modernizam infra-estrutura
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de março de 1997
Simone Mattos 
Da Sucursal
Kraw PenasMaria Helena Canet, no 3º Salão de Turismo: hóspede-alvo são os executivosHotéis equipados com fax, computadores interligados à internet, xerox, tomadas próprias para instalar lap-tops e toda a infra-estrutura necessária para atender ao turismo executivo estão sendo se tornando, cada vez mais, uma exigência dos hóspedes nos hotéis de Curitiba. Oitenta e cinco por cento do movimento hoteleiro da cidade é gerado por este tipo de turismo.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, seção Paraná (Abav-PR), Felipe González, confirmou que o processo de estruturação dos hotéis curitibanos é crescente.
As afirmações foram feitas durante o almoço de confraternização e abertura do 3º Salão Profissional Paranaense de Turismo, que aconteceu ontem, no Hotel Deville. O evento, que reunirá 90 expositores, será inaugurado oficialmente amanhã, no Centro de Convenções do Shopping Novo Batel.
A presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná (Sindetur-PR), Maria Helena Canet, afirmou que o turismo de negócios é o que mais dá retorno financeiro aos hotéis e por isso deve ser valorizado. Os hotéis mais novos já estão sendo construídos com a infra-estrutura necessária para os executivos, explicou. Os antigos estão sendo reestruturados.
O representante da Abav-PR calcula que cerca de dez dos grandes hotéis de Curitiba já estejam totalmente estruturados para atender a este público específico. A maioria dos outros está em processo de adequação. Ele garantiu que o investimento financeiro não é grande.
Este novo perfil adotado pelos hotéis não deve alterar a nova classificação de estrelas, que está sendo elaborada pela Embratur, segundo explicou González. A nova forma de graduar os estabelecimentos não dá tanta ênfase às instalações oferecidas, priorizando os serviços prestados pelo hotel, explicou.


