Imagem ilustrativa da imagem Hospital Universitário de Maringá pede doações de alimentos e materiais médicos
| Foto: Divulgação/HUM

Não é de hoje que os hospitais universitários no Paraná contam com a ajuda da sociedade para manter a qualidade nos serviços. Com a pandemia, essas instituições filiadas ao Governo de Estado se tornaram referência nos atendimentos moderados e graves da Covid-19, recebendo pacientes de diversos municípios.

Com estoques de materiais limitados e um grande volume de atendimentos as instituições têm buscado, mais uma vez, a solidariedade da população. É o caso do HUM (Hospital Universitário Regional de Maringá), que recebe pacientes de 115 municípios da macrorregião Noroeste.

A diretora médica Daniela Álvares Matsumoto comenta que o hospital não deixou de realizar os serviços de urgência e emergência durante a pandemia e que na ala Covid, a taxa de ocupação vem se mantendo em 100% há muito tempo. Ao todo, são 50 leitos (30 de enfermaria e 20 de UTI).

“Qualquer coisa que a pessoa possa doar é bem-vindo, importante e vai fazer diferença para o hospital. A gente preza muito a questão dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) porque o consumo é muito alto no dia a dia, já que são materiais descartáveis. Usou, jogou”, comenta.

Para dimensionar a importância desses materiais, Matsumoto cita que o consumo médio de aventais descartáveis é de aproximadamente R$ 100 mil a cada mês. “O nosso estoque é limitado, sendo suficiente para a semana e , às vezes, até para dois dias. Os EPIs tiveram um aumento de preço muito grande por falta de insumos e os recursos do Governo do Estado são utilizados para a compra de medicamentos, manutenção da estrutura dos serviços e pagamento de profissionais credenciados”, explica.

Outros itens como alimentos e água mineral também são citados por Matsumoto. Ela diz que muitos pacientes internados têm acompanhantes, a quem o hospital também fornece refeições e até banho.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Universitário de Maringá pede doações de alimentos e materiais médicos
| Foto: Assessoria de Comunicação UEM/HUM

REDUÇÃO NAS DOAÇÕES

A campanha de arrecadação de materiais e alimentos para o HUM é uma iniciativa da AAHU (Associação Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá), que desde o ano 2000 vem atuando em parceria com o hospital, promovendo ações com foco na humanização e qualidade do atendimento aos pacientes.

A presidente da Associação, Miriam Isabel De Mori Dardeja, explica que essa é a segunda campanha de arrecadação realizada durante a pandemia. “Tivemos um momento muito grande de doações no início da pandemia, mas esse ano sentimos uma redução. O hospital precisa da ajuda de toda a sociedade. Dessa vez, além dos materiais, estamos arrecadando doações em dinheiro também”, diz. Em 2020, o HUM chegou a receber muitas doações, inclusive de respiradores e outros equipamentos de uso hospitalar. “As doações em dinheiro que a Associação nos repassa, a gente prioriza a compra de EPIs e aparelhos”, explica Matsumoto.

Para organizar as doações e garantir a segurança de todos os colaboradores, a AAHU disponibiliza um formulário online para preenchimento de dados pessoais. Também há uma lista com os itens que podem ser doados, que vão desde água mineral até macas. Uma equipe ficará responsável para buscar as doações. “Para os itens de maior valor a gente conta com a solidariedade de empresas, como já ocorreu antes. A sociedade em geral tem ajudado, mas precisamos de uma força maior neste momento”, destaca Dardeja.

Dados do boletim da Covid-19 em Maringá, divulgados na terça-feira (6), apontam um acumulado de 55.560 casos confirmados da doença e 1.354 mortes.

SERVIÇO - O formulário para doações pode ser acessado neste link. Quem preferir doar diretamente na Associação, o endereço é av. São Vicente de Paulo, 72. O atendimento é toda terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo fone: (44) 99813-1300.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.