Hospital realiza mil atendimentos por dia
Fundado há 36 anos, o Instituto do Câncer de Londrina é referência na região. Lá são realizados cerca de 1 mil atendimentos por dia, sendo que 85% via Sistema Único de Saúde (SUS). A entidade mantém também 235 leitos, incluindo um albergue. A assessora da presidência do Instituto, Mara Fernandes, explicou que a entidade hoje acumula um déficit mensal na ordem de 20% na relação entre o que produz e o que deveria receber do SUS.
''Quando se trata de doações de roupas e alimentos, a primeira idéia que surge na cabeça das pessoas é destinar esses donativos às creches e albergues. Mas o Instituto também precisa muito dessa colaboração'', adiantou Mara. O tratamento do câncer é custoso e demorado, daí a grande procura pelo sistema público. Nada menos que 1,8 mil adultos e 125 crianças estão em tratamento no instituto. ''Por isso, precisamos do básico, que seria alimentos, material de limpeza, para higiene pessoal, luvas, cobertores, lençóis e até sobras de medicamentos, pois dispomos de dois farmacêuticos para analisar os remédios doados'', enfatizou a assessora.
O Instituto do Câncer de Londrina conta com 405 funcionários e um corpo clínico formado por 105 médicos. Lá são servidas por dia 2,5 mil refeições aos pacientes. A direção do instituto quer contar também com a liberação de recursos federais para a compra de um acelerador linear, avaliado em R$ 2,1 milhões e destinado ao tratamento de câncer em estágios mais avançados. Mais informações sobre como contribuir para a campanha ''Eu quero viver'' pelo telefone (43) 342-2000.





