Unidade permitirá um tratamento mais humanizado e otimizará o trabalho no hospital
Unidade permitirá um tratamento mais humanizado e otimizará o trabalho no hospital | Foto: Gina Mardones



Referência no tratamento oncológico no Sul do Brasil, o Hospital do Câncer de Londrina inaugurou nesta terça-feira (12) o pronto atendimento e setor de endoscopia. A obra custou cerca de R$ 3 milhões, valor proveniente do Ministério da Saúde, por meio do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica). A unidade, que começou a ser construída há dois anos, funcionará 24 horas por dia na urgência e emergência.

Até então, a instituição não contava com um espaço específico para este tipo de atendimento, nem de estrutura ideal para receber a demanda de pacientes. "Tínhamos uma busca de cuidados por conta de intercorrência do tratamento da oncologia. Porém, nosso espaço era restrito e não estava dentro do que o paciente requer. A partir deste local, vamos contemplar a pessoa em todas as fases da doença. O paciente que faz o tratamento de radioterapia, quimioterapia ou que esteja debilitado não consegue ser atendido de uma forma plena em um hospital geral", destacou Manoela Germinari, gestora de enfermagem do hospital.

Por mês, a expectativa é que cerca de 900 pessoas possam ser atendidas no novo espaço, entre urgência, emergência e endoscopia. "Nosso número de pacientes novos tem aumentado gradativamente ano a ano e com isso as intercorrências aumentam e não estávamos comportando no ambulatório. Há um ano, eram 400 atendimentos mês e esse número mais do que dobrou em um curto período", exemplificou.

O pronto atendimento está acoplado ao lado do hospital em uma área de aproximadamente 800 metros quadrados. O prédio conta com com recepção exclusiva, banheiros, dez leitos, salas de endoscopia, triagem, observação, repouso, inalação, coordenação, cinco consultórios, posto de enfermagem, copa e quarto para plantonista. A instituição já possuía a equipe que vai trabalhar na nova estrutura. Apenas um médico precisou ser contratado.

De acordo com a gestora de Ações Estratégicas e Projetos do hospital, Mara Fernandes, um dos objetivos com o local é cumprir uma lei federal que estabelecia prazo de 60 dias para início do tratamento do indivíduo após o diagnóstico. "No primeiro momento, qualquer tipo de câncer era tratado internado. Com a evolução das tecnologias, os pacientes hoje são atendidos em 70% ambulatorialmente. Por isso, é justo que ele, estando em casa e passe mal, possa procurar ajuda onde está recebendo o tratamento", afirmou.

Para as profissionais, o espaço permitirá um tratamento mais humanizado aos pacientes e otimizará o trabalho no Hospital do Câncer. Mesmo com as obras em andamento, o atendimento para aqueles que buscam assistência na endoscopia já estava sendo realizado no pronto atendimento. Já alguns casos de urgência e emergência aconteciam de forma parcial, cuidando em sua totalidade desde setembro. "É um sonho que finalmente conquistamos. Primeiro deixamos funcionar tudo para poder ter noção do trabalho para depois realizar a inauguração de forma oficial", justificou Francisco Ontivero, presidente da instituição.

IMPOSTO DE RENDA
O Pronon foi instituído em 2012 e possibilita que pessoas físicas e jurídicas possam contribuir com doações para projetos na área de oncologia com deduções fiscais no Imposto de Renda. Fernandes ressalta que a constante ajuda da comunidade pode colaborar com mais projetos do Hospital do Câncer. Entre as ideias para os próximos anos, junto ao Ministério da Saúde, está a aquisição de equipamentos para um nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Atualmente, o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e, infelizmente, a doença será a primeira daqui a dez anos, de acordo com órgãos de saúde. Temos que nos preparar e buscar que as políticas públicas voltem o olhar para isso. Hospitais como o de Londrina precisam ter um planejamento para conseguir atender esta demanda", elencou a gestora de Ações Estratégicas e Projetos. No Brasil, as doenças do coração são as que mais matam.

SERVIÇO
Quem quiser ajudar o Hospital do Câncer pode entrar em contato pelo fone (43) 3379-2600.