Imagem ilustrativa da imagem Hospital Cristo Rei, em Ibiporã, tem dificuldade na compra de sedativos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O Hospital Cristo Rei, em Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina, não é referência para Covid-19, mas todos os dias recebe pacientes em seu pronto-socorro com os sintomas da doença. Nesta quara-feira (17), dos 34 pacientes internados na unidade, cinco tiveram diagnóstico positivo de infecção pelo novo coronavírus e seis aguardavam resultado de exame. Um dos pacientes confirmados estava intubado.

No início da pandemia, todos os pacientes que chegavam até a instituição com sintomas de infecção pelo novo coronavírus eram transferidos para Londrina. Mas com o agravamento da pandemia e a superlotação nos hospitais, a unidade cadastra os doentes na Central de Leitos, mas os mantém na instituição. Apenas os casos graves são encaminhados a Londrina.

LEITOS

O pronto-socorro do Hospital Cristo Rei está em reforma e os pacientes são internados em locais adaptados. Atualmente, são três leitos na sala de emergência, seis na sala de observação adulto, quatro leitos na pediatria, quatro enfermarias para isolamento e dois quartos de retaguarda. “A gente usa os seis quartos de isolamento praticamente todos os dias”, comentou a gerente de Enfermagem do hospital, Anali Fernanda Ottunes.

“Quando há necessidade, a gente tem conseguido transferir para Londrina. Mas está demorando um pouco mais que o habitual. O Samu, às vezes, está sobrecarregado para fazer os transportes, mas as transferências não passam de um dia para outro, a demora é de algumas horas a mais.”

Além da alta taxa de ocupação de leitos, o hospital enfrenta também dificuldades na compra de sedativos. Esse tipo de medicamento está em falta no mercado e, quando encontra, o preço é muito acima da média. “Estamos vendo que vamos voltar a ter problemas na aquisição dos sedativos. No ano passado, isso já aconteceu, mas articulamos com os médicos e conseguimos fazer algumas substituições internas com sedativo que o hospital já tinha, conseguimos resolver, mas agora estamos novamente com dificuldade. Compramos a medicação, mas está um pouco mais complicado”, disse Ottones.

O oxigênio, por enquanto, não é um problema para a instituição, que mantém uma usina interna de produção do gás, mas a capacidade é limitada. “Se ligarmos mais de três respiradores ao mesmo tempo, o fluxo varia. Então, a gente sempre tem torpedos de oxigênio já disponíveis em locais estratégicos”, disse a gerente de Enfermagem.

BOLETIM

De acordo com boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde na terça-feira (16), Ibiporã estava com 3.751 casos confirmados de Covid, sendo 68 óbitos. Do total de 338 casos ativos, 321 estavam em isolamento domiciliar, nove hospitalizados em enfermaria e oito hospitalizados em UTI.

DÚVIDAS COVID

A prefeitura disponibiliza dois telefones para mais informações sobre a doença. O serviço Dúvidas Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, pelo fone (43) 3178-0350 ou 3178-0351. Já o serviço 24 Horas funciona diariamente, pelo 0800-644-4414.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1