Três aparelhos de ar-condicionado foram levados
Três aparelhos de ar-condicionado foram levados | Foto: Divulgação

O hospital Cristo Rei de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) está calculando os prejuízos. A instituição, que abrange o atendimento secundário de uma população de cerca de 120 mil pessoas da região, foi alvo de criminosos no fim de semana. Foram levados três aparelhos de ar-condicionado, um computador, notebook, impressora e até latas de tinta e uma betoneira.

A suspeita é de que os ladrões tenham invadido o prédio por meio da entrada do pronto-socorro, que está recebendo obras. “É uma área isolada com tapumes. Os operários estão ficando até a noite. Mas no sábado à tarde, entre 15h e 18h, eles saíram e tivemos essa ‘visita’ indesejada. Estamos atrás de câmeras de segurança de vizinhos. A nossa parte de segurança está desligada por conta da reforma”, explicou Marcelo Fidelis, diretor-financeiro da instituição.

Parte dos equipamentos furtados era utilizada como suporte para funcionamento da ultrassonografia. Um nobreak também foi subtraído e é o que mais preocupa. “A sala de ultrassom funciona duas horas por dia, que é o suficiente para nossa demanda. Um ar-condicionado ficava neste lugar, assim como computador, para registro dos laudos. O nobreak dá segurança ao aparelho caso tenha problema com energia”, relatou.

O dano estimado é superior a R$ 10 mil, sendo R$ 3 mil somente com o nobreak, que necessita de reposição imediata. A compra dos demais utensílios será a médio prazo. A sala de ultrassonografia continua atendendo, porém, será transferida para outro espaço. Os outros dispositivos de refrigeração ficavam no ambulatório, onde são recepcionados pacientes.

A direção do hospital pede a ajuda da população com informações sobre o paradeiro dos criminosos e dos bens levados. “Se alguém souber que estão tentando vender, que repassem para nós ou a Polícia Militar. Se as pessoas que fizeram isso são de Ibiporã, que procurem mudar a mentalidade. Furtar não é certo de forma alguma, mas sendo um hospital é ainda mais complicado”, lamentou.

INTERVENÇÃO

O Cristo Rei está sob intervenção judicial desde 2014, após pedido do MP-PR (Ministério Público do Paraná). Na época, uma ação penal foi aberta contra a então diretoria administrativa e chefia de setores, que foram acusados de desvio de dinheiro, formação de quadrilha, supressão de documentos públicos e coerção de testemunhas.

Segundo Fidelis, a prestação de contas ao Ministério Público segue e é constante. “É feito o acompanhamento pela Regional de Saúde, secretaria municipal de Saúde. Compramos equipamentos novos por meio de emendas. O que é dívida corrente estabilizamos. Entretanto, não temos fôlego para pagar dívidas antigas, que foram acumulando ao longo dos anos”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Cristo Rei de Ibiporã é alvo de criminosos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha