O movimento nos hospitais de Londrina, ontem, foi considerado normal. No Hospital da Zona Norte (HZN), onde a superlotação de pacientes provocou o fechamento do pronto-socorro (PS) no sábado e no domingo, a procura ainda era considerada acima do normal, mas a demanda estava sendo atendida na tarde de ontem. Desde o fechamento do PS do Hospital Universitário (HU) na quinta-feira, devido à greve dos funcionários da Universidade Estadual de Londrina, o Hospital da Zona Norte está sendo mais procurado por pacientes.
Na tarde de ontem e durante à noite, segundo os diretores do hospital, Denise Sardinha e Antônio Carlos Petrus, haveria reforço de mais um plantonista e dois auxiliares de enfermagem. Outras medidas tomadas pela direção do hospital
foram o deslocamento de funcionários de outros setores e a suspensão das folgas. Os diretores destacam, entretanto, que mesmo assim as condições físicas e de pessoal permanecem limitadas.
Ontem, os 56 leitos do hospital estavam ocupados. Uma das três salas de cirurgia foi destivada por problemas mecânicos na mesa, com isso, foram disponibilizados mais quatro leitos. Petrus destacou que essas vagas ficarão como reserva para o PS.
No Hospital da Zona Sul (HZS) não houve alterações no atendimento com o fechamento do HU. Os 41 leitos estão tomados, mas isso não preocupa a direção. O diretor-geral, Marcelo Mendonça, destacou que, por precaução, a instituição irá aumentar o número de plantonistas. Na Santa Casa a procura por consultas também foi considerada normal. (C.G.)

mockup