Os hospitais de Londrina trabalharam ontem acima do limite da capacidade. Com a greve dos funcionários do Hospital Universitário (HU), iniciada no dia 17 de setembro, os leitos nos outros hospitais da rede pública estão sobrecarregados. Nos últimos dias está havendo oscilações na procura por vagas, o que têm comprometido o atendimento. No Hospital da Zona Norte (HZN), para onde tem se encaminhado grande parte de pacientes, 18 pessoas estavam internadas no Pronto-Socorro (PS), que dispõe de oito vagas.
Na parte da manhã, os pacientes do PS ocupavam macas pelos corredores do HZN. Segundo a chefe de enfermagem Regina Silveira, além dos que já estavam medicados, dez pessoas aguardavam a vez de serem atendidas. Apesar do número exceder o limite, a enfermeira disse que já ''teve dias piores''. Somando os leitos do PS e das enfermarias, 56 pessoas estavam internadas no hospital.
No início da tarde de ontem a Maternidade Municipal, com um total de 39 leitos, mantinha ontem 41 pacientes internadas. A média de tempo de internação é de 36 horas para as mulheres que tiveram parto natural. De acordo com a coordenadora do Setor de Enfermagem, Denise da Silva, a maternidade tinha no período da manhã 41 pacientes internadas, para um total de 39 vagas.
Segundo Denise, a maternidade tentou transferir duas das pacientes para outro hospital, em função delas estarem com menos de 35 semanas de gestação. Ela informou que nesses casos existe possibilidade de risco para as mães e os bebês e a maternidade não dispõe de UTI.
Na Santa Casa, no começo da tarde tinha 33 pacientes internados. Três deles estavam sendo monitorados com equipamento de UTI, mas em salas de emergência improvisadas. O hospital tem um total de 18 vagas na enfermaria.
A situação é diferente no HU, que da meia-noite até o início da manhã de ontem, tinha atendido 12 pessoas e mantinha 128 internadas, o que soma uma porcentagem de 44,3% de ocupação. Na UTI de adulto todos os 17 lugares estavam preenchidos. As cinco vagas na UTI pediátrica e as sete reservadas para os bebês neonatal também estavam ocupadas.
No Hospital da Zona Sul (HZS) a situação estava tranquila ontem. Segundo o diretor-geral, Marcelo Mendonça, sobravam seis vagas do total de 51 leitos.

mockup