Lucinéia Parra
De Maringá
A Santa Casa de Maringá e o Hospital Santa Rita vão aumentar o número de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a decisão, Maringá vai recuperar cerca de 30 vagas do SUS que não estavam sendo disponibilizadas pelos hospitais nos últimos anos. A medida, conforme o prefeito Jairo Gianoto (PSDB), vai melhorar o atendimento à população em geral, e reduzir o número de casos de gestantes que vão ter seus bebês nos municípios da região.
O aumento de leitos nos dois hospitais foi acertado anteontem, durante uma reunião entre Gianoto e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, em Curitiba. O prefeito anunciou a decisão ontem de manhã e disse que as 30 vagas vão amenizar o problema da falta de vagas para gestantes até a inauguração da Maternidade Municipal Regional, prevista para o final de maio.
A Santa Casa e o Hospital Santa Rita estavam ameaçados de serem descrendenciados pelo SUS. Com o comprometimento em aumentar o número de leitos, o governo do Estado – que assumiu a administração dos recursos da saúde – decidiu manter os credenciamentos. Gianoto afirmou que a maternidade municipal já está concluída, mas a sua inauguração depende da compra de equipamentos. ‘‘Estamos na fase final da licitação e só daqui a dois meses é que deveremos estar inaugurando a obra’’, disse.