A diretora da 17ª regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia da Silva Lopes, afirma que durante o feriado de Carnaval houve uma redução temporária de 50% dos casos graves de dengue (que exigem internação), embora ela afirme que as condições climáticas não contribuem para que essa tendência se mantenha, já que as chuvas combinadas com as alta temperaturas são ideais para a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Imagem ilustrativa da imagem Hospitais da Zona Norte e Zona Sul de Londrina retomam cirurgias eletivas
| Foto: Arquivo FOLHA

“Neste período de Carnaval percebemos uma redução dos casos mais graves, que precisavam de uma observação mais focada. A gente não tem dados comprobatórios para fazer a análise do motivo desta queda, mas a sensação é de que as pessoas têm tido mais acesso às informações. Muitas já sabem que precisam de soro de reidratação oral. As pessoas começaram a distinguir e saber quando esperar para procurar os serviços de saúde”, destaca.

Com a redução dos pacientes internados com casos graves de dengue, nesta quinta-feira (27) foi retomada a realização de 70% das cirurgias eletivas nos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul. “Na segunda-feira faremos uma nova avaliação para se retomamos 100% de todas as cirurgias eletivas nessas duas unidades”, relata.

Ela explica que na semana passada foram canceladas 100% das eletivas no HZN e do HZS de quinta-feira a segunda-feira desta semana. “Como a gente não tem estrutura física e pessoal em quantidade suficiente para atender todas as pessoas, a gente precisou fazer escolhas em determinado momento. Como na semana passada havia um número muito grande de pessoas a serem atendidas nos hospitais, sejam as que vinham espontaneamente ou referenciadas de outros serviços, foi preciso reduzir as cirurgia eletivas. Necessitávamos dos leitos das clínicas cirúrgicas e das equipes médicas e de enfermagem, tanto dos centros cirúrgicos como das clínicas cirúrgicas para cuidar melhor das pessoas considerando o cenário epidemiológico que tínhamos”, ressalta.

Mesmo assim ela pede para que todos se mantenham alertas. “É preciso eliminar os criadouros. Estamos vivendo uma alta incidência de casos de dengue em todo o Estado e na 17ª Regional de Saúde não é diferente. Temos registrados duas mil novas notificações a cada semana ”, ressalta.

Desde janeiro o HZN realizou 621 notificações de dengue, das quais 412 em janeiro e 209 em fevereiro. No HZS foram registradas 231 notificações no mesmo período. No Hospital Universitário há 18 casos sendo acompanhados, dos quais oito foram confirmados e quatro estão na UTI.