A unidade-piloto do Programa Municipal de Hortas Solidárias, em Apucarana (Centro-Norte) passou a beneficiar mais uma instituição social com a entrega de hortaliças e legumes. O Lar Sagrada Família se somou a duas ONGs que já recebem, há cerca de um ano, doações semanais.

Imagem ilustrativa da imagem Horta Solidária atende instituições sociais em Apucarana
| Foto: Edson Denobi - Divulgação - PMA

A horta está localizada no Espaço Empreender, que ocupa uma área do antigo IBC da Vila Nova. “Os produtos que estamos recebendo aqui são de primeira necessidade dentro da nossa instituição, onde precisamos manter um prato bonito e colorido para nossas crianças. Essa doação é uma economia que é transformada em tijolo e areia para nossas construções”, afirma o coordenador do Lar Sagrada Família, Valmir Alves de Souza.

Para a secretaria municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, o aumento produção da horta solidária permitiu que mais uma instituição fosse beneficiada. “Esse é um programa municipal que tem como princípios a geração de renda para os horticultores, a terapia ocupacional e doações para instituições. Dentro das hortas têm pessoas com mais de 60 anos, com benefícios voltados tanto ao físico como emocional”, avalia.

ABERTA À COMUNIDADE

A horta solidária do Espaço Empreender começou a ser cultivada em julho de 2020 e têm 17 famílias inseridas as quais utilizam da produção para consumo próprio e comercialização. “Uma parte das doações também é retirada dos canteiros desses horticultores. É uma contribuição coletiva”, observa a superintendente da secretaria da Mulher, Bete Berton, acrescentando que o Projeto Renascer também participa do programa produzindo para o consumo da instituição. A comercialização da produção da horta está aberta à comunidade, no horário de 8 as 17 horas.

A coordenadora do Programa Municipal de Horta Solidária, Maura Fernandes, informa que as outras duas instituições beneficiadas pelas doações são a ONG Maria Marta, uma casa de acolhida de famílias em situação vulnerável, e a ONG Fogo e Paz, da paróquia da Vila Reis, que distribuiu sopa para moradores de rua.

O Horta Solidária faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Somando a do Espaço Empreender, também contam com uma unidade de horta solidária as UBSs Maria do Café (Jardim Ponta Grossa), que foi a pioneira entre as unidades de saúde, Vila Rural Nova Ucrânia, Bolivar Pavão (Jardim América) e Ruth Eugênio da Silva (Recanto Mundo Novo/ Núcleo Vale Verde). (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1