O desempregado José Cotoski da Rosa, de 53 anos, usava as imediações do Colégio Estadual Benjamin Constant, localizado na tranquila Rua Amapá, no centro de Londrina, como ponto de venda de maconha. Ele foi surpreendido ontem à tarde quando tentava vender aproximadamente 300 gramas da droga para um motociclista, que conseguiu fugir. Em sua residência, que fica nas proximidades do colégio, a Polícia Civil localizou mais de duas dezenas de tijolos de maconha, estimada em cerca de 22 quilos.
O desempregado contou que havia comprado a droga na última segunda-feira, de um caminhoneiro que ele encontrou em um posto de gasolina na saída para Cambé (zona oeste). Ele afirmou que a maconha veio da região de Coxim, no Mato Grosso. ''Eu comprei por R$ 2,5 mil mas ainda nem paguei'', disse. ''Estava começando a tentar vender porque não conseguia emprego'', completou.
Já os investigadores da 10 Subdivisão Policial apuraram outra história. Segundo o delegado-adjunto, Jorge Barbosa, Rosa vinha sendo monitorado há algumas semanas. Ontem, a polícia obteve a informação de que ele estaria em frente ao colégio vendendo maconha para outros traficantes menores da região. Uma equipe esteve no local e conseguiu prendê-lo quando ele negociava com um motociclista.
Com a fuga do ''cliente'', ele alegou que tinha acabado de comprar a droga. Mas numa busca em sua residência os policiais localizaram vários tijolos escondidos embaixo da cama, na geladeira, no fogão e em um armário. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A maconha foi encaminhada para análise no Instituto de Criminalística.
Preso em flagrante, Rosa alegou que sofre com o alcoolismo e que, ''de vez em quando, fuma um cigarrinho''. Ele disse ainda que tinha antecedentes criminais por causa de ''bebedeiras''. E garantiu que nunca vendeu droga para nenhum aluno do colégio.
Pai de três filhos, o desempregado veio do sul do Estado para Londrina há cerca de 30 anos. Ele está separado da mulher há alguns anos e vivia sozinho num quarto alugado na Rua Piquiri, nas proximidades da escola.