Golpista usa nome da UBS do Distrito de São Martinho para tentar convencer as vítimas
Golpista usa nome da UBS do Distrito de São Martinho para tentar convencer as vítimas | Foto: Ricardo Chicarelli 28/05/2019

Uma pessoa tem usado o nome da secretaria de Saúde de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) para aplicar golpe em clínicas e laboratórios da cidade. O estelionatário tem ligado para esses estabelecimentos pedindo dinheiro em troca da divulgação da logomarca da empresa no material de campanha contra a dengue no Distrito de São Martinho (zona rural de Rolândia).

Golpista usa nome da UBS do Distrito de São Martinho para tentar convencer as vítimas
Golpista usa nome da UBS do Distrito de São Martinho para tentar convencer as vítimas | Foto: Ricardo Chicarelli 28/05/2019

A gerente de Epidemiologia de Rolândia, Tatiana Gerdulli, detalhou que o golpista utiliza o nome de uma enfermeira que trabalha na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Martinho para tentar convencer as vítimas. “A pessoa se identificou como Rômulo e disse que o dinheiro seria para esse material, que a gente acredita ser um panfleto. Ele teria se comprometido a enviar a prova do material com a logomarca da clínica ou do laboratório”, destacou Gerdulli.

Uma pessoa que recebeu esse pedido de dinheiro ligou para a secretaria de Saúde para confirmar se a campanha era real e constatou a fraude. Gerdulli ressaltou que dificilmente a pasta pede patrocínio para esse tipo de material, já que recebe esses impressos do governo do Estado ou federal. "Quando a gente faz alguma campanha que precisa de patrocínios, realizamos mediante ofício”, destacou. O material utilizado para esse ofício é devidamente timbrado com os brasões e selos da prefeitura de Rolândia.

Mesmo assim, a secretaria de Saúde, por meio do setor de Endemias, pede aos comerciantes que se certifiquem quando forem abordados para evitar cair no golpe. A pasta pede para que liguem para o setor pelo telefone 3906-1122 ou 3906-1126 para confirmar qualquer ação.

POLÍCIA

O golpista pode ser enquadrado pelo crime de estelionato qualificado, falsidade ideológica, ação delituosa contra a saúde pública. O escrivão Márcio Rocha, da 29ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rolândia, ressaltou que ainda não recebeu denúncias do tipo, mas aquele que for lesado pode registrar boletim de ocorrência na delegacia. A denúncia também pode ser feita pelo telefone 147 ou pelo (43) 3255-1883. Outros telefones que acolhem denúncias do tipo são o 181 ou 190.