Um homem em situação de rua de 42 anos morreu na manhã desta terça-feira (27) após dar entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro-Oeste, em Londrina. Os sintomas, conforme apontou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, eram dores no corpo e falta de ar.

Machado apurou que, ao receber atendimento, o homem apresentava boa saturação e sinais vitais dentro da normalidade. Mesmo assim, o quadro evoluiu rapidamente e o indivíduo teve uma parada cardíaca, o que o levou a óbito.

No início da tarde de terça, outro homem em situação de rua de 47 anos foi atendido também na UPA Centro-Oeste. Os sintomas iniciais relatados eram os mesmos do indivíduo que morreu.

O segundo paciente foi encaminhado ao HU (Hospital Universitário) de Londrina, assim como um terceiro, também de 47 anos, que foi atendido inicialmente na UPA do Jardim Sabará no início da manhã de terça-feira.

Há, ainda, um quarto indivíduo - também em situação de rua - que deu entrada diretamente no HU. Segundo o secretário de Saúde, é provável que este homem tenha sido atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) antes de ser encaminhado ao hospital.

O secretário de Saúde afirmou que tomou conhecimento sobre a morte e as internações por meio da imprensa na manhã desta quarta-feira (28). De acordo com Machado, ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte dos homens e a relação entre os casos não foi confirmada.

Mesmo sem confirmações por parte das autoridades e dos serviços de saúde, levantou-se a hipótese de envenenamento. Segundo Felippe Machado, ainda é cedo para afirmar a possibilidade. O HU está investigando o óbito e os casos dos homens internados e, inclusive, entrou em contato com o Município para obter mais informações sobre os pacientes.

(Atualizada)