Homem é baleado dentro de farmácia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de maio de 2000
Betânia Rodrigues De Londrina Especial para a Folha 
Entre o final da noite de segunda-feira e a manhã de ontem um homem foi baleado à queima-roupa e uma distribuidora de alimentos foi roubada em Londrina. Conforme boletim de ocorrência da 10ª Subdivisão Policial, Geraldo dos Reis, de 44 anos, foi ferido por volta das 11h30, no momento em que fazia compras na Farmácia Tabajara, na Avenida Inglaterra, no Jardim Igapó (zona sul). Ele recebeu um tiro de uma pistola 380 no lado esquerdo do abdômen e por isso perdeu um dos rins na cirurgia. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário, no início da tarde de ontem o estado de sa© úde do paciente era regular. No entanto, ele ainda esperava autorização médica para sair da observação e ir para a enfermaria.
O funcionário da farmácia, Elessandro Gimenes, disse que esse foi o sexto roubo que presenciou no estabelecimento em três anos e meio de trabalho. Foi o pior deles. Nunca vi ninguém ser baleado por tão pouco. Foi terrível assistir a tudo sem poder fazer nada. Além dele, havia mais sete pessoas na farmácia que se deitaram no chão após a voz de assalto. A exceção foi ele e o cliente ferido. Ele disse por duas vezes que entregaria todo o dinheiro, mas não os documentos. Em nenhum momento houve discussão. O tiro foi um ato inesperado, descreveu Gimenes, que foi obrigado a esvaziar o caixa.
Após pegar cerca de R$ 50 o ladrão saiu tranquilamente e desapareceu. Segundo o funcionário, ele deve ter fugido numa motocicleta porque carregava na cabeça um capacete. Gimenes afirmou que os moradores e comerciantes dos jardins Igapó e Pizza estão aterrorizados com os frequentes roubos e assaltos ocorridos nos últimos meses. O principal alvo dos ladrões tem sido padarias, bares, farmácias, lanchonetes e postos de combustíveis. Os guardas noturnos não garantem nada e o carro da polícia passa lá, no máximo, uma vez por noite.
No início da manhã, por volta das 7h30, quatro homens armados renderam 20 funcionários da Tapajós Comércio de Gêneros Alimentícios e Representações Comerciais e levaram aproximadamente R$ 3 mil e um aparelho celular. O encarregado da expedição, Paulo Tomaz Cândido, disse que o objetivo do grupo era o cofre da diretoria, mas como não havia ninguém lá eles optaram pelo cofre do escritório. Foi o primeiro roubo que presenciei aqui. Ninguém esperava isso tão cedo, tanto é que os portões estavam abertos para clientes e funcionários. Acredito que ainda vai levar alguns dias para tudo voltar ao normal.
De acordo com informações da Polícia Militar, os ladrões chegaram em um Monza cinza, placa CGC-1667, de São Paulo; num Gol preto e num Chevy também preto. Após o assalto, os investigadores da 10ª Subdivisão Policial receberam a informação de que o Monza havia sido abandonado na Rua Goiás, entre as Ruas Mato Grosso e Duque de Caxias. Até o final da tarde o fato não havia sido confirmado.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Robenson Máximo Fim, não quis comentar o assunto ontem, argumentando que estava de saída para Curitiba. À tarde, durante a solenidade de posse do novo delegado-chefe da 10ª SDP (leia nesta página), Gilson Garret Algawer, o sub-comandante do 5º Batalhão, major Manoel da Cruz Neto, explicou que o policiamento nos bairros tem sido feito, mas que as ações estão sendo direcionadas também para os ônibus urbanos, onde vinha sido registrado um grande número de assaltos.
Ele anunciou que daqui para frente será realizado um policiamento velado próximo aos estabelecimentos mais visados pelos assaltantes, como farmácias e padarias. Este trabalho será feito com policias à paisana, a exemplo do que já acontece nos ônibus.


