Milton DóriaAcidente fatalDezenas de pessoas pararam para ver o corpo de Aroaldo AlvesAroaldo Alves do Vale, 59 anos, morreu ao ser atropelado por uma Fiat Uno Mille, placa AFS 0316, de Londrina, conduzido por José Marcelo Nascimento, 20 anos. O acidente aconteceu ontem, por volta das 19 horas, na avenida Dez de Dezembro (Via Expressa), em frente ao número 5.680 (zona sul). Moradores reclamam que acidentes são constantes no local e pedem providências das autoridades.
Segundo o cabo Clóvis Felício e o soldado Valter Robero, que atenderam a ocorrência, Aroaldo do Vale morreu instantaneamente. Os dois policiais militares disseram que, de acordo com testemunhas, a vítima foi atravessar a via e parou no meio da pista, sem saber se ia ou voltava, e acabou sendo atropelado. A batida foi tão forte que o pára-brisa ficou totalmente estilhaçado.
Os PMs não souberam dar mais informações sobre a vítima, porque ele estava com poucos documentos pessoais. Eles acreditam que Aroaldo do Vale estava voltando do trabalho porque estava com uma sacola com roupas e marmita.
O motorista do Fiat ficou bastante abalado, segundo os PMs, e foi socorrido por populares. ‘‘Ainda não conversarmos com ele porque está bastante nervoso com o que aconteceu.’’ Dezenas de pessoas se aglomeraram no local para ver o corpo da vítima, que ficou no chão, coberto por uma lona, até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística e do carro do Instituto Médico Legal (IML).
O torneiro mecânico Hélio Aparecido dos Santos, que mora nas proximidades, disse que este é mais um acidente que acontece na via. Ele contou que mora na região há seis anos. ‘‘Tem motorista que passa por aqui a 150 quilômetros por hora.’’ Ele cobra das autoridades providência para evitar que outros acidentes venham a ocorrer. ‘‘Será que vai ter que morreu alguém importante para tomarem alguma medida?’’, questiona.
Os PMs confirmaram que acidentes no local são frequentes por se tratar de uma via rápida. A maioria das ocorrências acontece, segundo eles, no cruzamento com a avenida Portugal, distante poucos metros de onde ocorreu o atropelamento. Eles lembraram que está planejada a instalação de uma lombada eletrônica (redutor eletrônico de velocidade) na Via Expressa, mas o processo ficou parado. O torneiro mecânico acredita que a lombada eletrônica contribuiria para que os motoristas trafegassem mais devagar.

mockup