História recuperada
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de abril de 2011
Wilhan Santin <br> Reportagem Local 
Uma verdadeira força-tarefa está instalada dentro dos muros do Colégio Mãe de Deus, uma das primeiras construções em alvenaria de Londrina e pioneira instituição de ensino da cidade, cuja primeira aula foi realizada em março de 1936, apenas 15 meses depois da instalação do município. Arquivologistas buscam em todos os cantos objetos e documentos que colaborem para resgatar, de forma detalhada, a história do colégio e, consequentemente, da cidade.
O projeto, apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), é amplo, tal qual a história do Mãe de Deus; que começa com um pedido do padre Erasmo Raabe, palotino que atuava em Londrina na década de 1930 ao sacerdote alemão José Kentenich (1885-1968), fundador da Obra Internacional de Schoenstatt e do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Raabe solicitou o envio de freiras que pudessem alfabetizar as crianças da cidade do Norte do Paraná. Kentenich atendeu.
Em 1935, 12 jovens religiosas alemãs desembarcaram no Brasil. Seis delas ficaram na região do Norte Pioneiro. Outras seis se dirigiram a Londrina: duas designadas para trabalhar na Santa Casa de Misericórdia e quatro para iniciar o Colégio Mãe de Deus. As primeiras aulas aconteceram em instalações da colonizadora Companhia de Terras Norte do Paraná e a primeira ala do colégio, de alvenaria, que hoje faz frente para a Rua Pará, no Centro de Londrina, foi concluída em 1938.
Mesmo com o resgate histórico ainda em andamento, os frutos do trabalho já podem ser colhidos. Já está à disposição da comunidade, que pode agendar visitas, uma sala histórica que foi utilizada pelo padre Kentenich em suas três passagens por Londrina entre 1947 e 1949. O sacerdote alemão fundou também a ''Pedagogia Schoenstattiana'', em 1912, que é utilizada até hoje no Colégio Mãe de Deus; e diversos santuários, 22 no total, no Brasil. ''Aqui deve ser bom estar, e é bom estar'', deixou registrado Kentenich quando passou pela cidade que crescia aceleradamente na terra vermelha.
No espaço restaurado pelas religiosas do Mãe de Deus, estão objetos, roupas, paramentos, livros utilizados por Kentenich há mais de 60 anos e até um pouco de terra de Schoenstatt, na Alemanha. ''Resgatar essa sala e seus objetos é despertar a consciência histórica'', afirma a vice-diretora, irmã Sandra Regina Netto.
''O colégio é um patrimônio cultural da cidade. A história da educação em Londrina começa aqui. Queremos, inclusive, que todo esse projeto de resgate seja abraçado pelos nossos ex-alunos, que podem colaborar com fotos, documentos e outros objetos'', ressalta a diretora do Mãe de Deus, irmã Dioneia Lawand.
O arquivologista do Museu Histórico de Londrina Amauri Ramos da Silva, a arquivologista Valéria Kelly e a professora Elenice Mortari Dequech formam o grupo que ajudam as irmãs nesse trabalho. A capela sexagenária do colégio também será restaurada, além de outros espaços como uma sala de aula.
Serviço
Visitas à sala histórica padre Kentenich podem ser agendadas pelo telefone (43) 3878-6800. Outras informações sobre o projeto de resgate histórico: www.maededeus.edu.br


