História preservada nos arquivos do IEEL
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de outubro de 2015
Rafael Souza<br>Reportagem Local 
O Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL) comemora 70 anos em 2015. Tempo capaz de transformá-lo em um dos maiores e mais tradicionais colégios da cidade. História longa, que marcou a vida de muitos londrinenses. O número exato de estudantes que passaram por ali nem a direção consegue informar, são milhares. Mas nada se perdeu. Todo o histórico escolar está preservado.
É uma parte rica da história do colégio. Toda catalogada. São milhares de páginas, claro, todas já amareladas. Entre elas, algumas raridades, como os documentos que registram as notas dos primeiras alunas do magistério, datados de 1945. Lembrando que o IEEL nasceu como "Escola de Professores de Londrina", voltada para a formação de docentes e só alguns anos depois foi aberto para os ensinos Fundamental e Médio. O colégio ganhou a denominação atual em 1969.
No antigo arquivo é possível encontrar ainda históricos escolares de alunos que frequentaram a escola até 1973. Tudo escrito à mão, "impresso" em gráfica, que nem de longe se parece com o modelo atual. "Isso aqui é uma parte rara da nossa história. Temos tudo ainda dos primeiros alunos matriculados, com fotos. E uma raridade que poucos colégios devem ter", orgulha-se a diretora-geral Rosicler Bueno.
Todo o material está arquivado em pastas e organizado dentro de um armário guardado em uma sala na parte administrativa do colégio, localizado na região central de Londrina. "É um arquivo que a gente mexe pouco, só mesmo quando alguém vem à procura do seu histórico, o que também não é tão comum", conta a diretora.
O arquivo é tão antigo que quando alguém aparece para resgatar seu arquivo de notas, os funcionários do colégio até se surpreendem. "Esses dias, coisa de um mês atrás, apareceu uma senhora de uns 80 e poucos anos querendo seu histórico e estava tudo lá. Foi muito legal, acho que ela queria contar a alguém, ou mostrar para família." Os históricos a partir de 1973, ano em que ocorreu a implantação do ensino do primeiro grau, já seguem um outro modelo de arquivo e estão guardados em outra sala.
COMEMORAÇÕES
Como parte da programação das comemorações do aniversário do colégio, a diretoria está promovendo a Semana Cultural 70 anos IEEL, com a participação de alunos, professores, ex-alunos e ex-funcionários. Na manhã de hoje, haverá a cerimônia de aniversário, apresentações culturais e o depósito da cápsula do tempo em um baú aberto no meio do pátio central. Na cápsula estarão mais de mil cartas escritas por alunos e funcionários do IEEL, que só serão abertas no dia 31 de outubro de 2025.


