Hipertensos são 24% das visitas
Paulo Pegoraro
De Cascavel
A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel apresentou ontem, Dia Mundial da Saúde, resultados obtidos no primeiro ano do programa Médico do Bairro. No período, as duas equipes multidisciplinares atenderam 1.695 pessoas em seus próprios domicílios, número que revela o alcance da iniciativa, comentou o secretário de Saúde Lísias Tomé. No programa Médico do Campo, iniciado em julho, já foram atendidos 490 moradores da zona rural.
O Médico do Bairro segue, em parte, a experiência de Cuba, de escalar profissionais de saúde para atendimento à população, cada qual se responsabilizando por uma quadra ou bairro. Uma das diferenças são as equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiras, auxiliares e fisioterapeutas, que se deslocam em ambulâncias equipadas para pronto-socorro, coleta e transporte de material para exames laboratoriais, o que também ocorre em relação ao atendimento na zona rural.
A maior parte dos pacientes é de pessoas que não podem se deslocar para unidades de saúde, principalmente idosos, portadores de deficiências ou doentes terminais. Dos 1.695 atendimentos, a maioria (24%) foi prestada em casos de hipertensão, o que revela a grande incidência desta doença entre a população, observa o secretário Lísias Tomé. Na sequência, aparecem casos de deficiência física, diabetes e males comuns às pessoas de idade mais avançada.
Segundo a enfermeira Maria do Socorro Preisler, a hipertensão é também uma das doenças que mais requereu deslocamentos da equipe do Médico do Campo, com 7% dos atendimentos, mas foi superada por problemas da coluna cervical (10%), o que é explicado pelo fato das pessoas da zona rural geralmente trabalharem em atividades que exigem mais esforço físico.
A celebração do Dia Mundial da Saúde aconteceu na Praça Wilson Joffre - o primeiro médico de Cascavel -, iniciando-se com concentração de estudantes e apresentações artísticas. Em barracas montadas no local foram realizadas palestras e distribuídos folhetos com orientações para prevenção à doenças.





