Cascavel - O Sindicato dos Cabeleireiros do Oeste do Paraná (Sincaoeste) está preocupado com a falta de higiene em salões de beleza e barbearias de Cascavel. Por isso, a presidente da entidade, Mara Lúcia da Silva Silveira, se reuniu ontem com fiscais da Vigilância Sanitária para denunciar os problemas existentes e pedir uma fiscalização mais rigorosa, principalmente nos salões localizados na periferia da cidade.
Segundo a presidente, existem atualmente em Cascavel cerca de 5 mil salões e barbearias, sendo que apenas 500, aproximadamente, possuem condições de funcionamento conforme estipula a lei. ‘‘O sindicato tem recebido várias denúncias sobre pessoas que abrem um salão sem as mínimas condições de higiene, sem qualquer cuidado’’, explica.
Mara Silveira lembra que os profissionais do setor, como trabalham em contato com as pessoas, devem sempre se preocupar com aspectos de higiene. Ela completa que todos salões devem contar com equipamentos de esterilização, além de usar materiais descartáveis. ‘‘Por não possuírem o salão dentro das exigências legais, eles acabam cobrando preços bem inferiores, ou seja, causando uma concorrência desleal’’, reclama.
Para tentar resolver o problema, uma das propostas levantadas pelo sindicato foi a realização de um amplo trabalho de fiscalização em parceria com a Vigilância Sanitária. Segundo Mara Silveira, a idéia é montar uma comissão formada por cabelereiros que possa contribuir com os fiscais, tanto da Saúde quando do setor de Alvará, no controle dos estabelecimentos do setor.
Outra sugestão do sindicato é organizar um seminário com todos os profissionais dos salões de beleza de Cascavel para prestar uma orientação específica sobre aspectos importantes, entre eles, a higiene, para o desenvolvimento da profissão.
O chefe da Vigilância Sanitária, Valmor Passos, afirma que os fiscais do órgão já vinham realizando uma fiscalização aos salões de beleza, mas a falta de mais profissionais dificulta o trabalho em todos bairros do município. Mesmo assim, ele garante que a fiscalização e o trabalho de orientação aos proprietários dos salões será intensificado.

mockup