Apucarana - O Hemonúcleo de Apucarana (Centro-Norte) terá agora um ônibus adaptado e equipado para a coleta de sangue para percorrer os bairros da cidade e também municípios da região. A expectativa é que, com a ampliação do serviço itinerante, haja um aumento das doações de sangue.

O veículo foi doado ao Município pela Viação Apucarana Ltda, que integra o Grupo Comporte, nesta sexta-feira (12). O ônibus possui mobiliário, geladeiras e ar-condicionado que permitem as condições de refrigeração para a conservação das bolsas coletadas. “O custo total, com a adaptação, seria de cerca de R$ 120 mil e estamos recebendo como doação da empresa VAL", informou o prefeito Junior da Femac, que recebeu as chaves e a documentação do diretor operacional do Grupo Comporte, Roberto Jacomelli, que esteve acompanhado de Enivaldo Bertazzo, gerente da Viação Apucarana Ltda.

40 A 50 BOLSAS EM CADA VISITA

Juliana Petchak, chefe do Hemonúcleo de Apucarana, afirma que o ônibus permitirá a ampliação do serviço de coletas externas, que já é realizado. “Atualmente fazemos com uma van, mas com o ônibus teremos mais espaço para os nossos materiais e também vamos conseguir dar uma melhor acomodação para os doadores”, salienta, acrescentando que o atendimento móvel envolve 12 funcionários, abrangendo motorista, médico, profissionais de enfermagem e do setor administrativo.

Petchak estima que com o ônibus será possível coletar entre 40 e 50 bolsas em cada visita. “O objetivo é chamar a atenção da população e estimular as pessoas a fazerem a doação. Facilitará também para as empresas, que muitas vezes têm dificuldade de liberar o trabalhador para vir até o Hemonúcleo”, pontua.

A chefe do Hemonúcleo de Apucarana lembra que o tempo médio da cada doação é de 30 a 40 minutos. “Podem doar pessoas a partir dos 16 anos - que devem estar acompanhados do responsável - até 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 59 anos”, esclarece. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

SERVIÇO - Mais informações sobre doação de sangue na página do Hemepar.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1