O Hemocentro Regional de Londrina está coletando sangue para estudo sobre a Covid-19. O elemento que interessa à pesquisa é o plasma hiperimune, que tem origem em pessoas que se contaminam por determinada infecção e que produz anticorpos, neste caso para a Covid-19. O plasma hiperimune é coletado a partir da doação tradicional de sangue.

Imagem ilustrativa da imagem Hemocentro de Londrina coleta sangue para pesquisa de plasma
| Foto: Divulgação

Segundo Fausto Trigo, coordenador do Hemocentro do HU-UEL (Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina), estudos preliminares apontam que o plasma hiperimune pode atenuar ou melhorar sintomas dos doentes. “Portanto, a utilização do plasma deve ocorrer dentro de um protocolo de estudo,” reforça.

A unidade de Londrina integra a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, que desenvolve a pesquisa sobre o uso de plasma hiperimune. Além do HU/UEL, integram os trabalhos, entre outros, o HU da Universidade Estadual de Maringá e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa ainda não foi iniciada porque o projeto aguarda parecer da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). O projeto foi apresentado no começo do ano.

COMO DOAR

Para ser doador, os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como ter tido Covid-19 (PCR positivo), no mínimo há 45 dias e no máximo 180 dias; ter entre 18 e 59 anos; não ter recebido transfusão de sangue; não ter sido submetido a ventilação mecânica e respirador; e as mulheres não podem ter tido gestação ou abortamento. Mais informações pelo fone (43) 3371-2356. (As informações são da UEL)