A partir de segunda-feira o Hemocentro de Londrina estará cadastrando os interresados em doar medula óssea. Ao se cadastrar, o candidato faz um exame de tipagem sanguínea que vai apontar se ele é ou não compatível com um possível receptador. As amostras de sangue são encaminhadas ao Banco de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O Hemocentro não vinha realizando os exames por falta de kits de reagentes para exames de tipagem sanguínea. Os interessados em doar medula óssea devem agendar um horário para coleta de sangue, já que o sangue precisa ser encaminhado para análise no mesmo dia.
De acordo com o Hemocentro, cerca de 40 pessoas se candidatam todo mês para doar medula óssea em Londrina. A expectativa do Hemocentro é que este número aumente. ‘‘As pessoas estão se conscientizando que precisam ficar sensíveis ao problema mesmo quando não é nenhum parente que está doente’’, disse a diretora-técnica do Hemocentro, a médica Denise Akemi Mashima.
O Hemocentro de Londrina funciona no Hospital Universitário de segunda a sexta-feira das 9h às 12 horas e das 14h às 16 horas. O telefone para agendamento de exames é 371-2356.

mockup