Desde o dia 15 deste mês, o Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina, fornece sangue e seus hemocomponentes para os pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) do Hospital Evangélico de Londrina. Os hemocomponentes são: glóbulos vermelhos, plasma, plaqueta e crioprecipitado, o que na prática quer dizer que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas mensais. Com isso, o Hemocentro do HU-UEL passa a atender 23 hospitais da 17ª. Regional de Saúde do Paraná. Só em Londrina são atendidos o próprio HU, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Norte, Hospital da Zona Sul, Maternidade Municipal e, agora, o Hospital Evangélico.

REDE HEMEPAR

No Paraná, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, além de Londrina mais três Hemocentros integram a Rede Hemepar, os de Guarapuava (Centro), Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste), além do Hemocentro coordenador de Curitiba. A Rede Hemepar é subordinada à Sesa (secretaria de Estado da Saúde).

A doação recebida no Hemocentro do HU atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde, em que o paciente não paga nada pelo benefício, mesmo com doenças da coagulação e da hemoglobina e doenças congênitas (hereditárias). “Os hemocentros são locais de doação de sangue para atendimento de pacientes do SUS, e têm toda a estrutura física, de laboratórios e de profissionais qualificados para oferecer um atendimento seguro”, ressalta Trigo. “O que precisamos agora é a população responder a mais essa demanda e colaborar com doação de sangue”, conclama.

DOADOR

O doador de sangue deve ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde.

É preciso levar documento oficial com foto, estar hidratado e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30 (Para doar no sábado, é necessário realizar agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao, não é preciso agendar para doar durante a semana).

Mais informações pelo whats 43 9 9115-3927, ou telefones 43 3371-2218 / 3371-2356. (Com informações da Agência UEL e da assessoria do HU)