HC promete parar tudo a partir de hoje
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de outubro de 2001
Andréa Lombardo<br> De Curitiba 
Os funcionários técnico-administrativos do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, prometem uma paralisação geral a partir de hoje. A decisão foi tomada em assembléia da categoria realizada ontem. Eles estão revoltados com a determinação do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, de suspender o repasse do dinheiro destinado ao pagamento dos salários de setembro aos servidores das universidades federais, como repressão à greve iniciada no dia 22 de agosto. O pagamento dos funcionários é sempre feito no segundo dia útil de cada mês.
A medida atinge inclusive quem continua trabalhando. A maior parte dos 2.050 funcionários do HC, por força de uma liminar, já havia retomado suas atividades no dia 3 de agosto. Segundo informou o presidente do sindicato que representa a categoria (Sinditest), Antônio Néris, desde o dia 20 de agosto o hospital está com o atendimento normalizado.
Os servidores do Hospital de Clínicas iniciaram uma paralisação no dia 25 de julho, reivindicando reposição salarial de 75,48% e retorno de outros benefícios. Uma primeira ordem judicial determinou a manutenção de 30% do quadro de funcionários trabalhando. A segunda liminar obrigou o retorno de todos os servidores ao trabalho.
Néris aposta numa adesão maciça dos funcionários do HC à paralisação proposta pelo sindicato. Segundo ele, se 60% dos servidores aderirem ao movimento, o funcionamento do hospital já fica inviabilizado.
A UFPR, segundo informou sua assessoria de imprensa, considera uma ''injustiça'' a atitude do governo, até porque a greve dos servidores ainda está em julgamento.
A Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) conseguiu, na segunda-feira, uma liminar do Superior Tribunal de Justiça garantindo o repasse da remuneração. O governo ainda pode recorrer da decisão. Até que se resolva o impasse, os servidores ficarão sem receber.


