Londrina - A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, conversou com a reportagem ontem à tarde, antes da reunião convocada pelos pais de alunos da Escola Municipal Maria Cândido Peixoto Salles, na zona leste. Ela confirmou que a comunidade escolar reivindica o retorno do serviço vigilância, que havia sido suspenso pela Prefeitura. "Estou conversando o prefeito (Alexandre Kireeff) como é que poderá ser feito o reforço com o efetivo da Guarda Municipal, que é a responsável pela segurança dos espaços públicos do Município", disse. Janet classificou o ato incendiário de ontem como "isolado", ressalvando que não há episódios de violência envolvendo os alunos da escola.
A secretária lembrou que o colégio passa por um período de transição, já que a nova diretora, Soraya D’Aquino, assumiu o cargo há apenas 15 dias. "Ali é uma escola onde a direção precisa ter a comunidade ao seu lado. A segurança depende muito da relação que se estabelece com a comunidade e a gente sabe que até conseguir isso demanda um tempinho", avaliou. A nova diretora admitiu que ficou assustada com o ato de vandalismo de ontem, mas garantiu estar disposta a reverter o quadro. "Isso não vai me derrubar. Sou apaixonada pela educação e acredito que aqui podemos a fazer a diferença junto com a comunidade escolar", afirmou Soraya.
A FOLHA não conseguiu contato com Janet até o fechamento da edição para verificar o resultado a reunião. Presente no encontro com os pais dos alunos, o diretor da Guarda Municipal, Anderson Camargo, adiantou que a corporação reforçará o patrulhamento no entorno da escola. A primeira medida efetiva foi redirecionar para o lado externo da escola uma das duas câmeras de vigilância do circuito interno que fazem a vigilância na instituição. (D.P.)

mockup