A Guarda Municipal registrou no último fim de semana 53 denúncias de descumprimento dos decretos municipais.
A Guarda Municipal registrou no último fim de semana 53 denúncias de descumprimento dos decretos municipais. | Foto: Defesa Social/GM

A GM (Guarda Municipal) de Londrina, registrou no último fim de semana 53 denúncias de descumprimento dos decretos municipais relacionadas à fiscalização contra a Covid-19. Destas, 37 foram atendidas pela GM e 16 foram encaminhadas aos demais órgãos de fiscalização. Ao todo, foram registrados nove termos de constatação ou autuação.

A maior aglomeração entre todas as denúncias ocorreu na sexta-feira (27), por volta das 23h30. A central da Guarda Municipal recebeu denúncia de uma festa com, aproximadamente, 150 pessoas. As equipes foram enviadas ao local, na zona oeste, e constataram o fato.

Foi solicitado o encerramento do evento e lavrado termo de constatação em nome do proprietário do espaço. Os guardas também flagraram alguns veículos estacionados irregularmente na rua em frente ao endereço. Ao todo, foram lavrados sete autos de infração de trânsito e um por consumo de bebida alcoólica em via pública além do horário estabelecido pela lei seca municipal.

No sábado (28) à tarde, os guardas municipais atenderam denúncia em um espaço de festa. Os agentes constataram que havia cerca de 30 pessoas presentes, porém após checagem foi verificada irregularidade no alvará. Com isso, o proprietário foi informado quanto aos decretos vigentes e foi feita lavratura do termo de constatação mais boletim de ocorrência.

Ainda no sábado, outra equipe da GM foi chamada para verificar denúncia em bar na zona leste. No local, foi confirmado o descumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19, estabelecidas pelos decretos municipais. O proprietário foi orientado a se adequar à legislação, e foi lavrado termo de constatação.

PANDEMIA NÃO ACABOU

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, já havia alertado que a taxa de transmissão da doença em Londrina, o chamado R0, aumentou de 1,08 para 1,12. Quanto mais baixo esse número é melhor. Questionado se isso também teria relação com a realização das festas, ele respondeu que toda a movimentação com excesso de pessoas, em especial aquelas que não tomam cuidados devidos, como nessas festas, facilita a transmissão do coronavírus.

“A gente reforça que a pandemia não acabou. Observamos o que se passa em Maringá, Curitiba, Cascavel e Umuarama e nós temos a chance de evitar que isso aconteça em Londrina. Não somos uma ilha. Não estamos isentos a uma alteração do cenário epidemiológico”, ressaltou.

Ele pede à população que continue mantendo as medidas de segurança. “A gente sabe que todos estão cansados e estressados. Já são nove meses de uma rotina que a pandemia impôs, mas quanto mais a gente tem cansaço e estresse, mais vai se descuidar e mais o vírus vai circular”, alertou.

O secretário diz ter ciência do potencial dessas festas clandestinas para a disseminação do coronavírus. “A gente faz um apelo aos jovens para que não façam essas festas. Que aguardem o cenário epidemiológico melhorar e que aguardem uma vacina para que isso possa ser feito de maneira segura”, apontou.

JOVENS NÃO SÃO IMUNES

Ele ressaltou que a literatura médica mostra que o coronavírus é mais agressivo em pacientes com comorbidade e em pessoas com idade mais avançada, mas cada organismo tem uma reação após a infecção do vírus. “Não podemos dizer que jovens são imunes. A doença pode complicar. Já teve casos relatados no Brasil e no Paraná de jovens que contraíram e morreram. Em Curitiba, recentemente, em uma festa de família foram contaminadas 18 pessoas e três delas vieram a óbito”, apontou.

“A gente faz um apelo à população para que comemore as festas em segurança. Reflita sobre as comemorações deste Natal. Evite festas ou grande aglomerações”, apontou. “Não é o momento de festa, não é momento de aglomeração”, orientou.

Machado ressaltou que a Guarda Municipal tem sido parceira da secretaria de Saúde desde o início da pandemia . “Foi criada uma força-tarefa e através do WhatsApp fazem a fiscalização in loco. No entanto, mais do que a fiscalização é preciso que as pessoas se conscientizem. É um absurdo ter de fazer ações de fiscalização.”, apontou.

SERVIÇO - A Guarda Municipal segue fiscalizando o cumprimento da legislação municipal. As denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou por mensagens para o WhatsApp, no número (43) 9 9995-0272. O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.