Guardas municipais começaram na tarde desta terça-feira (7) a fiscalizar os estabelecimentos que estão funcionando mesmo em meio à pandemia do coronavírus, como farmácias, supermercados e lotéricas. Quatro termos de constatação, documentos que evidenciam o descumprimento de algumas normas, foram emitidos e encaminhados para a Secretaria de Fazenda.

Imagem ilustrativa da imagem Guarda Municipal encontra aglomerações em locais abertos durante pandemia
| Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

De acordo com o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, os setores comerciais que continuaram abertos não estariam oferecendo equipamentos de proteção para os clientes e funcionários, como o álcool gel, e também teriam desrespeitado a distância mínima de dois metros por pessoa.

"Se as pessoas que frequentam esses lugares que não deixaram de funcionar não entenderem o objetivo principal do decreto, no caso evitar aglomerações, a tendência é de piora quando o comércio abrir, mesmo que parcialmente", disse Ramos. Na semana passada, o prefeito Marcelo Belinati prorrogou por mais uma semana o fechamento das lojas, determinação válida até o próximo domingo (12).

Para o secretário, a população está relaxada nos cuidados com a Covid-19. "Lamentavelmente, as pessoas não estão levando a sério o risco da doença. Já foi difícil evitar que elas fossem para os locais propícios para exercícios físicos, como Lago Igapó e Zerão", explicou.

Pedro Ramos assegurou que a rotina tradicional de segurança dos guardas "não parou por conta dessa fiscalização, mas vamos atendendo por demanda".