A Secretaria Municipal de Defesa Social de Londrina registrou 57 denúncias na central da Guarda Municipal no fim de semana. O balanço da fiscalização das medidas de prevenção e combate à Covid-19 na cidade foi divulgado nesta segunda-feira (24). Uma das ocorrências foi no domingo à tarde, quando uma festa com 12 pessoas em uma chácara foi interrompida. Também no domingo a GM flagrou duas obras da construção civil em andamento fora do horário permitido, uma padaria funcionando com atendimento e consumo no local e um bar aberto fora do horário permitido.

Imagem ilustrativa da imagem Guarda Municipal de Londrina flagra festa em chácara
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Na noite da última sexta-feira (21), agentes da GM juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda foram em três estabelecimentos alvos de denúncias. Um dos locais foi interditado parcialmente, outro foi interditado totalmente e em um restaurante foi lavrado um termo pelo flagrante de atendimento ao público após o horário permitido.

No sábado à noite as equipes de fiscais da Prefeitura e a Polícia Militar realizaram outra Ação Integrada de Fiscalização. Os nove estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e resultaram em nove autuações. Um local foi interditado. Duas máquinas foram apreendidas, sendo uma caça-níquel e uma de jogo do bicho. Um home foi encaminhado para a delegacia pela contravenção de exploração de jogos de azar.

BARREIRA SANITÁRIA

A GM também realizou barreiras sanitárias durante o sábado e domingo, em várias áreas de grande fluxo de pessoas. A ação resultou em dezenas de orientações sobre o uso obrigatório da máscara de proteção. Foram distribuídas máscaras nas imediações do aterro do Igapó no domingo. De acordo com informações das equipes de serviço, a maioria das pessoas está respeitando o uso obrigatório da máscara de proteção. Em vários momentos as equipes fizeram rondas preventivas no entorno das áreas públicas reproduzindo o áudio instrucional com instruções e dicas para evitar a proliferação do vírus.

CHUVA

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, também da Defesa Social, prestou atendimentos por causa da chuva que caiu no fim de semana. Até as 9h desta segunda-feira foram contabilizadas seis ocorrências, sendo quatro quedas de árvores e dois pontos de derramamento de óleo na pista.

Nas ocorrências de quedas de árvores os agentes da Defesa Civil Municipal realizaram a sinalização e desobstrução das vias. Em uma das ocorrências de óleo na pista, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) foi acionada para prestar apoio.

De acordo com a Defesa Civil, casos de enchentes, alagamentos, deslizamentos, vendavais, quedas de árvores entre outras situações de perigo decorrentes das chuvas, podem ser comunicadas pelo fone 199 (Defesa Civil Municipal) ou 153 (Guarda Municipal de Londrina). A coordenadoria fará o encaminhamento para os órgãos responsáveis. O serviço funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1