Guarapuava: 65 proprietários querem montar fazendas de caça
Guarapuava: 65 proprietários
querem montar fazendas de caça
Até o fim do ano, pelo três fazendas de caça deverão estar funcionando em Guarapuava. A intenção da prefeitura é realizar nestes locais o primeiro campeonato nacional do esporte. Com a lei estadual, outras fazendas poderão ser instaladas no município, afirma o secretário do Meio Ambiente, Mauro Batistella. Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Guarapuava criou um decreto permitindo a criação de fazendas de caça e também de criatórios de animais silvestres e exóticos.
Batistella considera que a implantação destas atividades é positiva, por ser financeiramente favorável para o município. Nos Estados Unidos, esportes de caça e pesca faturam anualmente US$ 51 bilhões, complementa o delegado do Ibama, Luiz Antônio Nunes de Mello.
O secretário de Guarapuava informa que junto com os parques serão montadas infraestruturas de hospedagem e de manejo dos animais. Até o começo deste mês, outros 62 pedidos para a instalação de fazendas foram protocolados na prefeitura. Além disso, foram solicitados a implantação de 17 criatórios.
Na avaliação do secretário, a implantação de parques de caça vai estimular que a população cuide melhor dos animais silvetres. A capivara e a queixada que antes não tinham valor comercial, passam a ser vistas com outros olhos pelo produtor, que terá nos animais a oportunidade de ganhar dinheiro, diz. Mas Fernando Botelho, da Liga Ambiental do Paraná, que mora em Guarapuava, não acredita que a população apoie esta medida. Se fizer uma enquete, a reação será negativa, afirma.
Mauro Bastitella entende diferente, em função da facilidade de se implantar este tipo de atividade no município. A cidade tem 33% do território vegetal. E a prefeitura está fornecendo as matrizes para os produtores, que queiram a criar animais silvestres, diz. Serão criados catetos, capivaras, porcos-espinhos e aves.





