Grupo conta conta 48 membros ao todo
Grupo conta conta 48 membros ao todo | Foto: Roberto Custódio - Grupo Folha

Um grupo de corrida formado por amigos e simpatizantes em Londrina tem buscado mostrar que é possível melhorar a realidade de quem precisa por meio dos passos. O quilômetro percorrido por cada membro é convertido em R$ 1, que no final vai ser utilizado para aquisição de diversos pares de tênis para alunos de instituições públicas, em especial para as aulas de educação física.

Na atual edição, o projeto está com 48 membros, a maioria professores. Eles estão correndo desde o dia 21 de dezembro, com prazo máximo de 31 janeiro. O período estipulado para correr foi de 30 dias. “Tem gente que corre um dia, para um, dois dias e depois volta. Alguns correm dez quilômetros por dia, outros 15, em grupo, casal, individualmente”, relatou Luciano Pizi. Posteriormente será feito o cálculo.

No caso do idealizador da campanha, que é docente, a meta pessoal foi alcançada: correr quatro quilômetros por dia, totalizando 120 em um mês. “Em média temos 20 pessoas correndo por dia. Depois do percurso cada um publica no grupo no WhatsApp o quanto conseguiu”, detalhou, também valorizando os benefícios para a saúde que a ação vem gerando. “Temos relatos de pessoas que estavam sedentárias e encontraram nesta ideia um incentivo”, valorizou.

PROPÓSITO

Para Vilmara Perci Esteves, o projeto tem sido positivo e ao mesmo tempo desafiador. Participando pela primeira vez, a professora de educação física passou por uma cirurgia cardíaca no fim de 2018. “Uma amiga foi me visitar, após a cirurgia, e falou do projeto. Sempre tive uma vida ativa”, contou. “A cada seis meses vou ao cardiologista, os exames apontaram tudo ok e vi a movimentação do pessoal para correr. Questionei esta amiga quando iam começar e me colocaram no grupo do Whatsapp”, lembrou.

Já tendo concluído os 30 dias previstos correndo, o sentimento é de dever cumprido e gratidão. “Está sendo surpreendente para mim. Tem um propósito. Na primeira vez que fui correr imaginei que não ia aguentar quatro quilômetros diários, fui aumentando e consegui mais de oito. É muito legal saber que por meio da minha atitude vou ajudar crianças que não têm tênis para fazer educação física, que tanto adoram”, alegrou-se.

Campanha começou com duas pessoas

A campanha teve início em 2018, quando Luciano Pizi, que pratica atividades físicas, procurou uma maneira de continuar ativo nos exercícios durante as férias e aliar com uma ação solidária. Familiares e amigos aderiram e o grupo foi crescendo. A primeira edição resultou na doação de nove pares de tênis e a do ano passado, 106, em que 60 pares foram comprados. A meta para este ano é, no mínimo, repetir a marca.

“Começamos com duas pessoas, no ano passado foram entre 17 e 20 e agora mais que dobrou. Algumas viram a matéria (publicada na Folha de Londrina) na época, ficaram sabendo por meio do ‘boca a boca’. Cada um foi trazendo mais um. A maioria é envolvida em escola, porém, temos participantes de diversas áreas”, ressaltou. O grupo recebeu o nome de “Running Four Help”.

ENTREGA

A entrega dos tênis está prevista para acontecer em março. Deverão ser beneficiados estudantes de escolas de Londrina e Cambé. “Em fevereiro vamos avisar os amigos professores e diretores, para quando começar o ano letivo fazer a lista com o nome de quem mais precisa, a série e o número que calça. Depois vamos nas lojas e pedimos um desconto para poder comprar o máximo possível”, explicou Luciano Pizi.

AJUDA

Mesmo quem não está correndo ou não pode praticar a atividade tem a oportunidade de colaborar, sendo um apoiador. “A pessoa pode doar a quantia em dinheiro referente ao que a pessoa correu”, apontou Pizi. Outra opção é doar um par de tênis novo, que será repassado às crianças e adolescentes de localidades carentes. “Sabemos que muitas crianças precisam, no entanto, estamos fazendo o que podemos para ajudar aquilo que conseguimos.”

SERVIÇO - Quem quiser colaborar com o projeto ou saber mais informações pode entrar em contato por meio do telefone (43) 99920-9646.