Grupo se reúne em igrejas e espanta fantasma da solidão
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de maio de 1997
Lúcio Horta 
Josoé de CarvalhoSolitários, uni-vos!O grupo Refazendo a Vida: muitas conversas sobre as dificuldades de levar uma vida solitáriaQueremos deixar claro que ninguém está sozinho. Nós temos, todos, a companhia de Jesus Cristo. A frase, de Madalena Pinatti, resume bem o pensamento do grupo Refazendo a Vida, que há mais de um ano reúne pessoas adultas, com mais de 30 anos, e uma característica em comum: são solteiras, divorciadas, desquitadas ou viúvas.
O grupo surgiu pela necessidade que a gente, sozinha, sente para ocupar um espaço. E essa é uma proposta séria, que estamos levando adiante, explica Madalena Pinatti, coordenadora e fundadora do Refazendo a Vida.
No começo, o grupo contava com apenas 11 pessoas, todas ligadas à 3ª Igreja Presbiteriana Independente. Durante os encontros eles conversavam, discutiam as dificuldades de levar uma vida solitária e, principalmente, reforçavam a presença de Deus em cada um. Isso através de orações, leitura da Bíblia, e também de atividades sociais, sempre longe de fumo, álcool e drogas.
Depois de alguns meses, com o sucesso da experiência, o Refazendo a Vida resolveu abrir espaço para pessoas de outras religiões, homens e mulheres. Resultado: hoje são mais de 50 pessoas, entre presbiterianos, batistas, metodistas e católicos, que se reúnem toda semana em uma das igrejas da Cidade.
A sociedade diz para sermos independentes. Mas isso, por outro lado, faz com que nos sintamos sozinhos. E Deus nos criou para vivermos em grupo, avalia Martha Duarte Rocha, uma das participantes do Refazendo a Vida. Ela observa que uma pessoa com mais de trinta anos, sozinha, tem hoje em dia grande dificuldade de fazer amigos. Razão: ou porque os amigos já estão casados ou porque os solteiros são jovens demais. E é aí que entra o Refazendo a Vida.
Além dos encontros semanais, o grupo promove passeios, acampamentos, pique-niques e até viagens para integração dos participantes. Em setembro, por exemplo, estará saindo um ônibus para o município de Rio Quente, interior de Goiás, numa das maiores e mais famosas pousadas de águas térmicas do Brasil.
Um dos objetivos desse grupo é valorizar a vida, para que cada um encontre consigo mesmo. Esse é o nosso norte. Mas como fazer isso? Sabendo que Deus existe, explica o pastor Cássio Eduardo Buscaratto, da 1ª Igreja Presbiteriana Independente e um dos orientadores do Refazendo a Vida. Ele informa que, nas palestras organizadas pelo grupo, são enfocadas basicamente três dimensões da vida humana: corpo, alma e espírito. No último encontro, por exemplo, foi debatido o tema Como vai você?, lembrou.
A corretora de imóveis Onofra de Melo é outra que tem participado do grupo durante o último ano e acredita que sua vida melhorou muito desde então. Nós queremos que o nosso grupo cresça mais, debaixo da graça de Deus. Por isso queremos ajudar as pessoas que se sentem sós. É um dever do cristão.
Além dos encontros semanais, o Refazendo a Vida promove uma vez por mês encontro social, em uma pizzaria ou sorveteria da Cidade, e a cada três meses há a comemoração dos aniversariantes do período, quando não falta bolo e refrigerante. Mesmo nessas oportunidades, a leitura da Bíblia e as orações não são dispensadas.
Madalena Pinatti esclarece que, ao contrário do que algumas pessoas possam entender, o grupo não existe para arrumar casamento ou namorado para ninguém, e sim promover a amizade e evolução espiritual através de Deus. Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais do Refazendo a Vida é só entrar em contato com a coordenação pelo fone 327.7653.


