Curitiba - Dia 9 de maio o Grupo de Informação para Pessoas com Zumbido (GIPZ) , de Curitiba, se encontra novamente para esclarecer as dúvidas das pessoas que sofrem com esse sintoma. Os encontros, que duram em média duas horas, são realizados sempre nas primeiras sextas-feiras do mês – de março a dezembro. Na próxima reunião, a palestrante é a fonoaudióloga Izabella Pedriali, que trabalhará com o tema "Zumbido, intolerância a sons e perda auditiva".
A especialista comenta que de 85% a 90% das pessoas que têm zumbido sofrem com alguma alteração no sistema auditivo e que, para descobrir o que aflige esses pacientes, o primeiro passo é fazer uma audiometria. "O exame é fácil, indolor, e seu objetivo é descobrir qual é a menor intensidade de som que o paciente consegue ouvir", esclarece. Outros exames audiológicos complementares que podem ser pedidos são a logoaudiometria, em que o paciente testa a compreensão das palavras, a imitanciometria, o limiar de desconforto auditivo e a acufenometria.
Porém, tanto Izabella quanto a médica otorrinolaringologista e ortoneurologista Rita Guimarães, coordenadora do grupo, ressaltam que o zumbido é um sintoma, portanto, ele não causa surdez. A surdez é somente uma das causas do zumbido – que tem mais de 200 causas conhecidas. O GIPZ, formado por uma equipe de especialistas, auxilia pessoas que sofrem com esse sintoma oferecendo informações científicas, atualizadas e de fácil compreensão para ajudar as pessoas.

Serviço
A reunião do GIPZ no dia 9 de maio acontecerá no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba. Os encontros têm início as 14 horas e a entrada é franca. Mais informações pelo fone (41) 3225-1665.

mockup