O Gelca (Grupo de Estudos em Libras para o Campo Acadêmico) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) elabora um Glossário de Libras para sinalizar a instituição para a comunidade surda da região e também para a comunidade universitária portadora de surdez. Segundo a professora Cleusa Camargo de Oliveira, da Área de Libras, o grupo já desenvolveu cerca de 40 sinais para a universidade.

O grupo iniciou um estudo sobre os espaços mais representativos para serem sinalizados, como o Calçadão do campus
O grupo iniciou um estudo sobre os espaços mais representativos para serem sinalizados, como o Calçadão do campus | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

“O importante é criar os sinais para os lugares e espaços que sejam mais relevantes para a localização da comunidade surda interna ou externa”, afirmou. A entrevista, feita em libras, foi interpretada pela professora Silvana Araújo Silva, que também é professora da Área de Libras do Departamento de Educação.

O grupo iniciou um estudo sobre os espaços mais representativos para serem sinalizados, considerando os locais de maior trânsito de pessoas (como o Calçadão ou o Restaurante Universitário) e de relevância para a comunidade, como os centros de estudos. “Pretendemos criar os sinais de acordo com a base já definida pela linguagem de sinais, para não descaracterizá-la”, explica a professora. A gravação dos sinais está sendo feita pela COM (Coordenadoria de Comunicação Social).

O Gelca é formado por sete integrantes, entre professores do Departamento de Educação e graduandos. Todos os interessados devem ter conhecimento básico da língua de sinais para participar.

SINAIS ESPECÍFICOS

A criação de sinais na comunidade surda obedece a questões de proximidade entre os falantes da língua, como comenta a professora. “Na hora de criarmos sinais, procuramos partir dos já criados e não mudar o significado deles. O RU, por exemplo, é um restaurante, mas é um restaurante específico para a comunidade da UEL. Não posso me referir a ele somente com as designações das letras ou com o sinal de “restaurante”, para evitar ambiguidades”, explica Oliveira. A sinalização, no caso, serviria somente para a localização dos integrantes da universidade.

De acordo com Oliveira, o grupo planeja lançar o glossário, após a edição de todos os vídeos, no final deste semestre. “O projeto se encerra no início do ano que vem. Devido ao volume de trabalho, se não conseguirmos fechar (o glossário) agora, podemos prorrogar o projeto”, afirma a professora. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1