Apesar da permissão do retorno das atividades comerciais em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), o decreto municipal apontou diversas medidas de segurança para o funcionamento dos estabelecimentos. Entre eles, a de que crianças, idosos, pessoas com comorbidades e grávidas de alto rico devem manter o máximo de distanciamento social e não devem frequentar o comércio local. Pessoas fora do grupo de risco tem como obrigatório o uso de máscaras de contenção.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de risco não deve frequentar comércio em Arapongas
| Foto: Prefeitura de Arapongas/Divulgação

O documento publicado na sexta-feira (10) permitiu que o comércio retorne nesta segunda-feira (13), com medidas como fornecimento de máscaras para os colaboradores e disposição de álcool em gel para todos os frequentadores. Restaurantes, lanchonetes, bares e conveniências retornaram ao atendimento na mesma data, porém, com funcionamento definido para até às 20h, com lotação de 30% da capacidade definida no alvará de funcionamento e mantendo distanciamento de três metros entre as mesas.

As atividades religiosas foram liberadas com lotação máxima de 20% da capacidade e as medidas preventivas. “A nossa questão continua sendo aglomeração das pessoas, nós tivemos uma organização muito bacana das igrejas, que realizaram demarcação nos bancos. A adesão foi muito boa e tenho que parabenizar os líderes religiosos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

O transporte coletivo municipal deve atuar apenas com a capacidade máxima de usuários sentados e com reforço da higienização dos ônibus e com fornecimento de álcool em gel, além de só permitir a entrada de usuários com máscara. “Obriga que todos os ônibus sejam higienizados a cada ciclo e fechamos estratégias de desinfecção de espaços públicos. Utilizaremos bombas costais onde tem maior trânsito, como terminais, praças, bancos, além das nossas unidades de saúde”, explica.

As caminhadas ao ar livre não foram proibidas, mas há fiscalização naqueles espaços em que há muita gente se exercitando, principalmente nos finais de semana. “Não estamos impedindo de sair de casa, fazer caminhada, mas que faça o uso de máscara”. “Orientamos que não fiquem transitando sem necessidade, que seja objetivo. Também proibimos que famílias inteiras acessem supermercados”, indica.

AINDA SUSPENSAS

Continuam suspensas até a sexta-feira (17), as atividades dos cinemas e casas de eventos, casas noturnas, clubes e associações, áreas comuns dos condomínios, feiras livres, parques públicos, academias, centros de ginástica e similares em que haja troca de instrumentos ou contato físico entre usuários. “Tivemos reunião semana passada com os proprietários de academias, que até dia 17 permaneceriam fechadas. Estamos monitorando os casos dia após dia”, explica o secretário.

TESTES

O secretário comentou que o município tem dificuldades de conseguir os testes rápidos, mas que o Sindicado da Indústria Moveleira forneceu 500 unidades ao município. “Eles vão deixar conosco para que possamos utilizar de forma criteriosa”, afirma. Ele também conta que foi assinado o empenho de aquisição de mais dois mil testes. “Acredito que até o final do mês, nós termos 2500 testes para, principalmente, aqueles pacientes monitorados. Hoje nós temos 218 pessoas isoladas de forma preventiva.”

mockup