Greve em porto vai ser decidida amanhã
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de julho de 2000
Carmem Murara De Curitiba 
A paralisação no Porto de Paranaguá só deve ser decidida no início desta semana com o posicionamento da Justiça do Trabalho, que terá de esclarecer como deve ser feita a contratação de estivadores para operar contêineres. Desde quinta-feira, os trabalhadores portuários registrados no Sindicato dos Estivadores e os contratados não se entendem quanto à escalação de mão-de-obra. Os registrados se negam a indicar os contratados para cargos de chefia de bordo.
A briga fez com que nove navios deixassem de ser embarcados na sexta-feira. Na manhã de ontem, apenas três ainda restavam no cais ou ao largo. O restante havia zarpado para os portos de São Francisco (SC) ou Santos (SP), evitando pagar diárias desnecessárias em Paranaguá. A diretoria do porto estima que deixou de arrecadar R$ 1,5 milhão devido à greve.
O diretor do Sindicato dos Estivadores, Hélio Alves, garantiu que o porto ficaria parado no final de semana. Como a Procuradoria do Trabalho não resolveu nada, vamos esperar uma decisão judicial, ameaçou.


