Uma jovem de apenas 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina. O óbito aconteceu no dia sete de abril, no HU (Hospital Universitário), e foi confirmado nesta quinta-feira (25) pela secretaria municipal de Saúde. A mulher, que morava na área central, estava grávida de oito meses. Por conta do estado de saúde, o parto teve que ser adiantado, numa cesárea, mas a criança não resistiu e faleceu quatro dias depois.

LEIA TAMBÉM: Definidos bairros de Londrina que receberão método de combate à dengue

De acordo com o município, a jovem também estava com pneumonia. Além dela, outras duas pessoas perderam a vida pela dengue na cidade recentemente. As vítimas são um idoso de 65 anos, sem comorbidades, da zona norte, e uma mulher de 83 anos, que tinha diabetes, da região leste. Ambos estavam internados no hospital Evangélico.

Desde o início do ano são 23 óbitos pela doença na cidade. Uma média de mais de cinco vidas perdidas por mês. O novo boletim sobre o panorama da dengue no município também trouxe o aumento no número de casos confirmados, que agora são 16.480 em 2024, sendo 12% a mais que semana passada. Em menos de quatro meses são 40.311 notificações, com 8.759 registros descartados e 15.072 em análise.

CHIKUNGUNYA

A secretaria de Saúde segue investigando 11 casos suspeitos de chikungunya. Neste ano foram identificados dois positivos, sendo um importado, ou seja, a pessoa contraiu a doença em outra localidade. São 19 notificações, com sete casos descartados.

VACINAÇÃO

Londrina continua vacinando contra a dengue crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Já foram aplicadas 9.920 doses em cerca de dois meses de campanha. Ainda estão disponíveis 3.390. Não é necessário agendamento e o imunizante é ofertado em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde).

PARANÁ

No Paraná são 260.517 casos confirmados de dengue desde julho do ano passado, quando iniciou o atual ciclo epidemiológico. São 171 mortes pela doença. Dos 399 municípios, apenas quatro naõ tem positivação da doença. A 17ª Regional de Saúde de Londrina é a quarta em quantidade de doentes, somando 25.030.