Grande Curitiba tem mais roubos com armas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de março de 1999
Luciana Pombo 
O aumento da criminalidade tem preocupado os moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Os assaltos e homicídios são os delitos mais praticados na cidade. Segundo um levantamento feito pelo setor de comunicação da Polícia Militar, o número de roubos com uso de arma em supermercados triplicou no mês de janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Delitos como roubo com uso de arma em postos de gasolina (130%), bancos (100%), residências (50%), estações tubo (40%), farmácias (30%) e panificadoras (10%) também estão na lista dos mais cometidos nos principais municípios da Região.
O número de homicídios, que chegou a cair no início do ano em 20% em relação ao mesmo período do ano passado, surpreendeu as autoridades: foram registrados 17 homicídios em Curitiba e outros 24 na Região Metropolitana. Em 1998, a polícia militar havia registrado apenas 6 homicídios em fevereiro. O delito de homicídio é complicado de se resolver, defende o coronel Justino Sampaio, comandante do policiamento da Capital. De acordo com ele, 70% dos crimes de homicídio são cometidos por motivos passionais, dentro de casa ou numa briga de bar.
O comandante do policiamento da capital afirma que três mortes por mês têm algum relacionamento com o uso ou tráfico de drogas. A única forma de lutar contra isto é intensificar o combate ao tráfico, mas não basta prendermos o traficante, temos que criar mecanismos para mantê-lo na cadeia, salienta.
Para desarmar a população e atuar na prevenção de crimes considerados passionais, a polícia militar iniciou há dois meses a Operação Desarmamento. Em 30 dias, 122 armas de fogo foram apreendidas. Vamos fazer operações constantes e não desistiremos, diz Sampaio. Nos próximos seis meses, a polícia pretende continuar atuando, quase que diariamente, na periferia e nos municípios da região metropolitana no combate ao uso de armas.
Os trabalhos de prevenção são direcionados aos bairros com o maior índice de criminalidade: Vila Conquista, Cachoeira, Jardim da Ordem, Cidade Industrial, Vila Verde e Vila Nossa Senhora da Luz. Isto não significa que estamos deixando de lado os demais bairros, estamos apenas trabalhando na diminuição das ocorrências policiais da cidade, afirma.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a polícia conseguiu diminuir o número de roubos com uso de arma em quase 40% e o índice de furtos de carros caiu 4%.


