Maigue Gueths
De Curitiba
Os moradores do bairro Vila Izabel, em Curitiba, terão de esperar mais do que pretendiam para que o Centro de Triagem da Polícia Civil, instalado desde o final de julho no bairro, seja transferido novamente de local. Embora o secretário de Estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, tenha prometido, em reunião dia 16 de agosto, que o centro seria transferido para o antigo prédio, na Rua da Lapa, no prazo de 20 dias (6 de setembro), até agora o governo não deu início às obras necessárias no local para receber os presos.
De acordo com o assessor da secretaria, Valdir Bicudo, a Secretaria de Estado da Fazenda já liberou os recursos necessários para remodelar o local. Mas, seguindo o cronograma de licitações e execução das obras, dificilmente os presos serão transferidos antes de 60 dias.
Segundo o assessor, a Secretaria da Segurança encaminhou, ontem à tarde, documentação à Secretaria de Obras Públicas solicitando licitação para o serviço. Esta, por sua vez, deve fazer a carta-convite e em cinco dias úteis terá o valor da licitação. Com o feriado da próxima semana, esta etapa será mais demorada. Depois disso, a empresa vencedora terá prazo de 45 dias para execução do serviço. A Segurança, entretanto, acha que não haverá problemas, já que os 36 presos de alta periculosidade que estavam no Centro da Vila Izabel já foram retirados do local.
A população não aceita essa resposta. Ontem, uma comissão de moradores foi vistorear as obras que deveriam estar sendo feitas no antigo Centro de Triagem da Rua da Lapa. Apesar de terem avisado a secretaria sobre a visita, eles encontraram o prédio ‘‘do mesmo jeito que estava na semana passada’’ e trancado. Os moradores têm uma assembléia marcada para o dia 16 de setembro, para decidir o futuro do movimento.
Para Hélio Santana, da Comissão de Moradores, como o governo não cumpriu sua promessa de resolver o problema até meados de setembro, a expectativa é que se aprovem novas medidas de pressão. Segundo Kátia Zilli, as faixas de protestos já estão prontas, mas também pode ser decidido realizar novas passeatas e pela adoção do luto, estendendo faixas pretas nas casas. Os moradores também pretendem retomar um abaixo-assinado, que já tem 6,2 mil assinaturas, que ‘‘estava parado em função das promessas do secretário de que tudo estaria resolvido’’.
Os moradores começaram a movimentação pela transferência do centro depois que 27 presos fugiram, nos dias 9 e 10 de agosto. A antiga Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, onde foi instalado o centro, tinha, em média, 60 pessoas detidas. A unidade tem hoje cerca de 80 presos que respondem a processos e aguardam julgamento.Centro de Triagem da Vila Izabel só será transferido dentro de 2 meses, contrariando promessa do governo
José SuassunaDe OlhoMoradores do bairro Vila Izabel observaram ontem que as obras do novo Centro de Triagem ainda não começaram. O secretário da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira havia prometido a mudança para o prédio da Rua da Lapa até dia 6 de setembro

mockup